Entre sexta-feira (26) e sábado (27), 172 celulares foram devolvidos nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha como parte da primeira etapa do Projeto Recupera. O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, anunciaram que mais 49 aparelhos serão entregues nos próximos dias.
O Projeto Recupera é uma operação contínua voltada para a recuperação de celulares roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus proprietários legítimos. Na primeira etapa, que abrangeu Vitória e Vila Velha, foram emitidas 502 intimações, resultando na devolução de 172 celulares. Os 49 restantes serão entregues em breve, já que os intimados se apresentaram às autoridades.
“Algumas pessoas não acreditaram, mas o resultado desta primeira fase do programa mostra que estamos no caminho certo. Quem não veio, agora vai receber a visita dos policiais para explicar o porquê de estar em posse de um celular roubado ou furtado”, comentou o governador Casagrande.
Os proprietários dos celulares receberam intimações via WhatsApp, informando sobre a restrição de roubo do aparelho e fornecendo data, horário e endereço da Delegacia para a devolução.
As intimações foram enviadas entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com prazo final de devolução até sábado (27). Os aparelhos recuperados serão restituídos aos proprietários em data posterior a ser marcada.
“Consideramos que esta primeira etapa foi bem sucedida, alcançando mais de 40% de recuperação. Nosso objetivo com o Projeto Recupera é não apenas combater o crime de roubo e furto de celulares, mas também proporcionar segurança à população capixaba”, afirmou o secretário Eugênio Ricas.
Cidadãos que receberam intimação e não devolveram os celulares serão procurados pela Polícia Civil para entrega do aparelho e responderão judicialmente.
O Projeto Recupera é contínuo e será expandido para outros municípios. A recuperação dos aparelhos é realizada com o uso de tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, em colaboração com operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública.
Vítimas de roubo ou furto de celular devem registrar Boletim de Ocorrência, informando o número do IMEI para rastreamento do aparelho.