A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) dará início nesta semana à construção da Barragem dos Imigrantes, a maior obra de saneamento já realizada no Espírito Santo. O projeto, que demandará um investimento de R$ 264,5 milhões, terá capacidade para armazenar 23 bilhões de litros de água, sendo erguido no braço norte do Rio Jucu, entre Domingos Martins e Viana, nas proximidades do KM 30 da BR-262. Na quinta-feira (22), a empreiteira responsável, também capixaba, começará os trabalhos com o resgate da fauna, supressão vegetal e montagem do canteiro de obras.
Com previsão de conclusão em 24 meses, a barragem será um marco para o saneamento capixaba. Segundo Munir Abud, presidente da Cesan, esta é uma das maiores obras públicas da história do Espírito Santo e fundamental para o abastecimento de água. “É um orgulho saber que uma empresa capixaba está à frente deste grande projeto. Além de garantir o fornecimento de água, a Barragem dos Imigrantes também fomentará o turismo e a valorização imobiliária da região”, afirmou Abud.
O projeto beneficiará diretamente os municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória (Ilha) e parte de Viana, atendendo um total de 1.039.266 habitantes. A barragem, com uma área alagada de 109 hectares e 53,50 metros de altura, assegurará a segurança hídrica da Grande Vitória, podendo manter o abastecimento por até quatro meses em períodos de seca. “Essa obra é parte de um conjunto de ações que implementamos para garantir o fim dos problemas de falta de água na Região Metropolitana”, destacou o presidente da Cesan.