Mais de 70 municípios capixabas possuem rede de fibra óptica

0
21

A rede de fibra óptica do Governo do Estado já abrange 90% dos municípios capixabas, resultado diretamente relacionado ao Projeto ES Digital, que possibilitou a conexão de 64 cidades do interior à internet de alta velocidade.

Com essa expansão, escolas, delegacias, hospitais e outros órgãos do Poder Executivo Estadual estão agora interligados ao Data Center do Estado, que centraliza os dados governamentais na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a rede de fibra óptica conta com 1.046 pontos, e em três anos, 506 novos pontos foram adicionados graças ao ES Digital. O projeto visa implantar a rede em 72 municípios, divididos em anéis norte e sul.

Essa infraestrutura de alta velocidade permite que os órgãos estaduais realizem cópias rápidas de grandes volumes de dados, acessem em tempo real imagens de câmeras de videomonitoramento e utilizem telefonia VOIP e videoconferências, resultando em economia de custos.

Além disso, a ampliação da rede contribui para a melhoria na arrecadação de impostos e no acompanhamento de processos administrativos e judiciais, beneficiando o atendimento ao cidadão.

Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, destacou que essa expansão favorece a transformação digital no Poder Executivo. “É essencial combinar sistemas que diminuam a burocracia com uma infraestrutura de ponta, para que os capixabas tenham acesso a serviços digitais ágeis e eficientes,” afirmou Cornélio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui