A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta meteorológico nesta quarta-feira, 6 de novembro, para chuvas intensas e condições de tempo severo nos próximos sete dias. O aviso, classificado como “excepcional”, afeta grande parte do Estado e prevê volumes significativos de precipitação a partir de sábado, 9 de novembro, até a madrugada de domingo, 10.
De acordo com os modelos meteorológicos, as regiões do Centro-Sudoeste (com impacto alto) e do Norte (com impacto excepcional) devem registrar fortes chuvas, com acumulados que podem variar entre 70 a 100 milímetros, e até 150 milímetros em pontos isolados. Esse cenário deve gerar riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos, especialmente nessas áreas.
A previsão é de um período de instabilidade entre 6 e 12 de novembro, com maior concentração de precipitação no Centro-Sudoeste e Norte do Estado. No entanto, outras regiões também podem experimentar acumulados elevados. O calor do sábado pode aumentar a nebulosidade, intensificando as chuvas à noite, com risco também de ventos fortes e trovoadas, particularmente na Grande Vitória e Litoral Norte.
A Defesa Civil recomenda que os moradores de áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos fiquem em alerta e evitem deslocamentos desnecessários. Entre quinta (7) e sexta-feira (8), os acumulados de chuva deverão variar de 10 a 20 milímetros no Centro-Norte do Estado. A partir de sábado, a intensidade das chuvas deve aumentar consideravelmente, com destaque para municípios como Presidente Kennedy, que podem registrar volumes expressivos de precipitação.
A população deve acompanhar as atualizações da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e seguir as recomendações de segurança.