9 de dezembro de 2024
InícioEspírito SantoProdução industrial do ES registrou o maior crescimento do país em setembro

Produção industrial do ES registrou o maior crescimento do país em setembro

- Anúncio -

A produção industrial do Espírito Santo registrou o maior crescimento do Brasil em setembro de 2023, com um aumento de 2,4% em relação ao mês anterior. O resultado capixaba ultrapassou a média nacional de 1,1%, conforme divulgado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE. Os dados foram analisados e apresentados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na última quinta-feira, 7.

Todos os segmentos da indústria capixaba apresentaram resultados positivos em setembro. A indústria extrativa, que inclui a produção de minério e de petróleo e gás natural, destacou-se com um crescimento de 3,6%. A indústria de transformação também contribuiu para o bom desempenho, com uma alta de 0,5%.

- Anúncio -

A Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) reportou um aumento na produção de petróleo no Espírito Santo, que alcançou 158,2 mil barris por dia, representando um incremento de 5,6% em comparação ao mês anterior. A produção média de gás natural foi de 3,5 milhões de metros cúbicos diários, 0,4% superior à registrada em agosto.

Dentre os segmentos da indústria de transformação, os produtos de minerais não-metálicos lideraram as altas com 3,3%, seguidos por alimentos e bebidas, com um crescimento de 0,8%. Contudo, foi registrado um decréscimo na produção de celulose, papel e produtos de papel, com uma queda significativa de 7,5%, após um aumento anterior de 4,4%. A metalurgia também apresentou um recuo de 0,8%, encerrando uma sequência de três meses de alta.

No cenário nacional, a produção industrial cresceu 1,1%. A indústria de transformação foi o principal motor deste crescimento, com um aumento de 1,7%. Dentro deste setor, destaca-se a produção de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%). Por outro lado, a indústria extrativa teve uma redução de 1,3%.

De acordo com o IBGE, 12 das 25 atividades industriais analisadas apresentaram resultados positivos em setembro. O instituto atribui o crescimento à inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho, queda na taxa de desocupação, aumento da massa salarial, melhora nas condições de crédito, redução da inadimplência e diminuição das taxas de juros.

A pesquisa do IBGE revelou que o Espírito Santo obteve um desempenho positivo em todos os comparativos: mensal em relação ao mês anterior (2,4%), mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior (0,8%), acumulado no ano (0,2%) e acumulado em 12 meses (5%).

No acumulado de 12 meses até agosto, a indústria extrativa registrou um crescimento de 6,3%, sendo a mais destacada entre os setores. A indústria de transformação também apresentou resultados positivos, com aumento de 2,7%, impulsionado por produtos como:

– Metalurgia: 4,3%
– Fabricação de celulose, papel e produtos de papel: 3%
– Produtos alimentícios: 2%
– Produção de minerais não-metálicos: 0,5%

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas