A quadra poliesportiva do bairro Romão, construída em 1999 e que atende também as comunidades vizinhas de Cruzamento e Forte São João, está passando por um importante processo de modernização. Com a instalação de uma cobertura metálica, a estrutura transformará o local em um mini ginásio esportivo, ideal para eventos comunitários e práticas esportivas, seguindo o mesmo esquema de requalificação que já foi implementado em bairros como Bela Vista, Boa Vista e Santa Helena, além das obras em andamento em Jardim Camburi, Itararé e Caratoíra.
Na manhã de quarta-feira (4), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou as obras para verificar o progresso da cobertura. Acompanhado por lideranças comunitárias, como Ivonete Milagres, Gilson Barcelos, conhecido como “Xará do Romão,” e Carlos Coco, do Forte São João, o prefeito reafirmou a importância da obra.
O investimento total de R$ 1.603.790,86 contempla um prazo de conclusão de 240 dias após a assinatura da ordem de serviço, com a expectativa de gerar 12 empregos diretos e 18 indiretos. Este projeto faz parte do Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024, que visa atender as demandas das comunidades locais.
“Durante duas décadas, as comunidades do Romão, Forte São João e Cruzamento esperaram para ver esse sonho realizado. Temos confiança de que a nova estrutura estará pronta no primeiro semestre de 2025, trazendo um ginásio de primeiro mundo que transformará a vida da comunidade e abrirá novas oportunidades,” destacou Pazolini.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, salientou que a cobertura da quadra é apenas uma das muitas melhorias que os moradores estão recebendo em diversos bairros. “Aqui no Romão, a obra está avançando e a qualidade da estrutura é exemplar,” afirmou.
Os líderes comunitários expressaram suas expectativas positivas. “A comunidade está muito feliz. São vinte anos esperando. Aqui vai ser um espaço para festas e muitas atividades para crianças e adultos,” celebraram Gilson Barcelos e Carlos Coco.
A nova cobertura não apenas facilitará a realização de eventos, mas também garantirá um espaço apropriado para que a população participe de atividades esportivas e de lazer, mesmo em dias chuvosos ou à noite.
Detalhes da obra
A estrutura será composta por uma moderna arquitetura em treliças metálicas, com uma área de 580 metros quadrados, utilizando telhas de aço galvalume e fechamento vertical na mesma materialidade. Os seis pilares de sustentação da cobertura serão alinhados com a mureta, que também passará por reforma, incluindo novos alambrados. O piso atual da quadra receberá manutenção e pintura, e uma área destinada a crianças será ampliada com brinquedos novos.
Programa de requalificação
Esta obra faz parte de um amplo programa de requalificação das quadras poliesportivas em Vitória, que já entregou nove praças e quadras em vários bairros. Entre as melhorias estão a construção da quadra e sala multiuso climatizada em Boa Vista, coberturas em Itararé, Santa Helena e Caratoíra, e a nova quadra no alto do bairro Da Penha.
Atualmente, outras oito obras estão em andamento, incluindo a construção e reforma na praça Benedito Rodrigues, em Mata da Praia, e a cobertura das quadras no Romão e Tancredão. Recentemente, também foi iniciada a cobertura da quadra na praça Mário Elias da Silva, em Jardim Camburi.
Essas ações reforçam o comprometimento da gestão municipal em promover melhorias na infraestrutura esportiva da cidade, beneficiando diretamente a qualidade de vida dos munícipes e fortalecendo o tecido social das comunidades.