A Emef Paulo Freire, localizada em Vista da Serra II, fez um importante avanço em acessibilidade ao receber a instalação de um elevador para cadeirantes. Este elevador representa o primeiro equipamento de acessibilidade vertical implantado em uma escola da rede municipal da Serra, proporcionando melhores condições de acesso para alunos e professores que utilizam cadeira de rodas ou apresentam dificuldades de locomoção.
O elevador conecta o térreo ao primeiro andar da escola, onde estão localizadas 15 salas de aula, facilitando o acesso aos alunos e ao corpo docente. No térreo, são encontrados a secretaria escolar, a sala dos professores e laboratórios de informática e ciências, além de uma sala de leitura e uma sala de vídeo. Com uma altura de 2,40 metros, o elevador tem capacidade para transportar até duas pessoas, totalizando 325 kg.
Entre os beneficiados, estão uma professora cadeirante e outra com dificuldades de locomoção, que anteriormente dependiam de uma rampa para acessar as salas de aula. A professora de Educação Especial, Nelcina Costa, expressou a satisfação com a mudança: “A utilização da rampa exigia a ajuda de outras pessoas. Embora a boa vontade dos colegas fosse sempre presente, muitas vezes era constrangedor. Com o elevador, agora tenho mais autonomia”, afirmou.
A instalação deste equipamento foi idealizada pela Secretaria de Educação, com um investimento aproximado de R$ 97 mil. A Emef Paulo Freire atende atualmente cerca de 870 alunos, abrangendo turmas do 1º ao 9º ano, e a nova estrutura certamente contribuirá para um ambiente escolar mais inclusivo e acessível.