Em razão das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, vários veículos perderam a placa ao passar por trechos alagados. Por isso, o Detran-ES divulgou orientações para que os proprietários saibam como regularizar a situação sem riscos de multa.
Quem estiver com a placa extraviada, danificada ou perdida deve agendar a substituição — que pode ser feita online ou presencialmente, em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Se o veículo usava o modelo antigo (cinza), a substituição deve ser feita pelo padrão atual, o da placa Mercosul. Se já era Mercosul, basta fazer o procedimento de reposição de placa.
É recomendado também registrar um Boletim de Ocorrência, seja em delegacia física ou por meio do serviço online do Estado, para evitar problemas caso a placa seja encontrada por terceiros e usada indevidamente.
Além da substituição, o veículo precisará passar por vistoria em empresa credenciada — etapa antecedente à emissão da nova placa — e, após aprovação, o motorista recebe um código de autorização por SMS. Com ele, deve-se buscar uma estampadora credenciada para confeccionar e instalar a nova placa.
Para quem recuperou a placa perdida em bom estado, é possível reinstalá-la — a não ser que o modelo seja o antigo cinza: nesse caso, a regra exige a troca pelo padrão Mercosul, já que lacres e confecção do modelo antigo não são mais autorizados.
O Detran-ES ressalta que esses procedimentos são importantes para garantir a regularização do veículo, evitar multas e prevenir o uso indevido da placa por terceiros.



