O Leão do Norte rugiu mais alto e conquistou, pela primeira vez em sua história, a temporada 2023 Capixabão Sub-20.
A decisão foi disputada no último sábado (22) e o Nova Venécia, time que revelou o craque da seleção Richarlison, venceu o Porto Vitória no tempo regulamentar e na decisão por pênaltis e se sagrou campeão da principal competição da categoria no Estádio Zenor Pedrosa Rocha.
Após perder o primeiro jogo da decisão por 1 a 0, na última quarta-feira, no Engenheiro Araripe, o time da casa se lançou ao ataque em busca do gol. E ele saiu aos 35 minutos da primeira etapa com Matheusinho, completando após linda jogada de Weberty.
Porém, ainda no primeiro tempo, Matheus Magnago encontrou VT na área, que bateu na saída de Ramon para deixar tudo igual.
Na etapa final, quando a partida se encaminhava para o fim e para o título do Porto, Gabriel Gomes fez bela jogada individual e arriscou de fora da área, contando com a ajuda do goleiro Marcão para colocar o Nova Venécia em vantagem novamente e levar a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, brilhou a estrela do goleiro Ramon, do time veneciano. Ele defendeu as cobranças de Pedro Henrique e Senra. Paulo Galvão, por sua vez, isolou a cobrança que poderia dar o título ao Porto na quinta batida.
Vaga na Copa do Brasil Sub-20
Além do título inédito do Capixabão Sub-20, o time de base do Nova Venécia tem mais motivo para comemorar. O Leão do Norte com o título garantiu também a vaga para representar o Espírito Santo na Copa do Brasil Sub-20 da temporada 2024. A equipe veneciana também vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, assim como o vice-campeão Porto Vitória.