Matheus Machado Ngome, de 12 anos, é o mais novo talento da natação brasileira, e seu desempenho impressionante já está chamando a atenção. Apoiado pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha, ele conquistou dois recordes nacionais durante o Festival CBDA Sudeste Pré-Mirim, Mirim e Petiz, realizado em outubro, no Clube de Regatas Álvares Cabral, em Vitória.
O jovem nadador brilhou nas provas de 50 metros livre e 100 metros borboleta, onde subiu ao topo do pódio. Nos 50 metros livre, Matheus completou a prova em 25s45, superando o antigo recorde de Lucas Dé dos Santos, que havia registrado 25s84 em 2022. Já nos 100 metros borboleta, Matheus cravou o tempo de 56s53, também conquistando o primeiro lugar.
No dia anterior ao festival, Matheus se destacou novamente ao vencer os 200 metros livre com o tempo de 2min08s13, quase quatro segundos à frente do segundo colocado, Pedro Facina Rocha. Ele também se destacou nos 100 metros costas, com a marca de 1min08s05.
Inspiração e paixão pela natação
A maior inspiração de Matheus é sua avó, Maria Regina Padilha, de 71 anos, nadadora de águas abertas, que o incentivou a praticar o esporte desde cedo. Apesar de ter tentado outros esportes, foi a natação que conquistou seu coração. Matheus, que herdou o porte físico do pai, o africano Landry Ngome, e mede quase 1,80m, tem a natação como sua verdadeira paixão.
O nado borboleta, modalidade que ele mais se identifica, é a sua especialidade. Matheus está treinando com o objetivo de se tornar o terceiro nadador capixaba a disputar os Jogos Olímpicos, ao lado de Cesar Quintaes e João Luiz Gomes Júnior, finalista nos 100 metros peito no Rio 2016.
Rotina intensa de treinos
Desde os 5 anos, Matheus se dedica à natação, com uma rotina de treinos que inclui sessões de segunda-feira a sábado no Clube de Regata Álvares Cabral. Aos domingos, ele descansa, a não ser que tenha competições. Sua treinadora é a ex-nadadora Daiene Dias, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e conquistou a medalha de bronze nos 200 metros borboleta.