O manguezal na orla da região de Maria Ortiz, em Vitória, será o centro de um amplo movimento de limpeza na próxima segunda-feira, 27, a partir das 8 horas. A comunidade local e os catadores de caranguejo se unirão em ações de mobilização, abordagens educativas e sensibilização da população sobre a importância de preservar esse ecossistema integrado à cultura da cidade. O ponto de encontro para as atividades será no ponto final de ônibus do bairro.
A iniciativa visa também reforçar a campanha de divulgação do período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que estende-se até 30 de novembro para machos e fêmeas, e até 31 de dezembro para fêmeas. Durante esse período, fica proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destaca a importância da participação e parceria dos catadores de caranguejos nessa ação e em outras programadas. Ele ressalta que, com a nova legislação municipal que simplificou o pagamento do benefício durante os períodos de defeso, os catadores se tornaram parceiros essenciais nas ações de educação ambiental, visando preservar e cuidar dos manguezais de Vitória.
As atividades de limpeza no manguezal serão conduzidas pelos catadores de caranguejo e pela equipe da Central de Serviços da Prefeitura. A Gerência de Educação Ambiental realizará abordagens educativas junto à população local, comércios e residências.
Nas áreas mais internas do manguezal, um grupo de catadores de caranguejo, com apoio da equipe da Central de Serviços, realizará ações de limpeza. Além disso, haverá ações embarcadas com os agentes de Fiscalização da Semmam e do Salvamar.
A iniciativa “Manguezal de Vitória, Conhecer para Preservar” é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com grupos sociais, como catadores de caranguejo e entidades organizadas, VPorts, além da equipe embarcada do programa Salvamar e dos coletores de Resíduos da Secretaria de Serviços.
A ação contará com o apoio dos servidores da Semmam que atuam na Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, na Educação Ambiental e nas operações embarcadas da Fiscalização Ambiental, abrangendo atividades tanto na borda quanto nas áreas mais internas do manguezal.
O período de defeso, que protege a espécie durante seu processo de muda, é crucial para preservar o caranguejo-uçá, conhecido como “caranguejo de leite” durante esse estágio, devido à sua carapaça ainda mole e leitosa, até atingir a rigidez necessária.
Foto: Leonardo Silveira