A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) atingiu um índice de abastecimento de 97,9% nas farmácias municipais, superando a meta de 93% estabelecida no Plano Municipal de Saúde (PMS). Mais de dois milhões de medicamentos foram dispensados, atendendo a mais de um milhão de receitas dos moradores de Vitória.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou o compromisso com os cidadãos e ressaltou que a prioridade na cidade é cuidar das pessoas. Atingir quase 100% de abastecimento é resultado desse comprometimento e visa melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A Gerente de Assistência Farmacêutica, Sheila Zambon, explicou que esse resultado garante a continuidade dos tratamentos e a assistência nas condições agudas dos cidadãos. Ela também mencionou que o abastecimento é organizado e programado para evitar desabastecimento na rede, mas desafios como dificuldades na entrega pelos fornecedores e falta de interessados nas compras podem ocorrer.
O fornecimento gratuito de medicamentos é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, disponibilizando os remédios necessários para tratamentos prescritos por profissionais da rede municipal de saúde e serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso aos medicamentos, os usuários precisam estar cadastrados nas unidades de saúde de seus bairros.