A Prefeitura de Vitória deu um importante passo em direção à inclusão e ao cuidado das pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), ao ampliar em 25% a oferta de atendimento especializado na Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).
Na tarde desta segunda-feira (5), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, vereadores, líderes locais e demais autoridades, estiveram na sede da Amaes para assinar o contrato que formaliza a prestação desses serviços especializados.
“Este é um dia muito especial. Estamos dando mais um passo rumo à inclusão, ao cuidado, ao desejo e à proteção. Desde o início da gestão, priorizamos o amor e o cuidado com as pessoas. Mesmo em um período desafiador como 2021, com a pandemia e dificuldades financeiras, sempre buscamos priorizar o cuidado, o amor e a empatia. O trabalho realizado aqui é extraordinário! Tenho certeza de que estamos plantando hoje várias sementes que germinarão e darão bons frutos”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, enfatizou a importância da parceria com a Amaes. “Desde que assumimos esta pasta, nosso lema é cuidar das pessoas. Queremos oferecer oportunidade, qualidade de vida e dignidade às famílias, garantindo um tratamento de excelência às crianças. Com essa ampliação, esperamos que mais famílias sejam atendidas e tenham acesso a serviços de qualidade”, ressaltou.
A Amaes disponibilizará 14.280 procedimentos por ano, incluindo 13.500 atendimentos, 540 consultas médicas especializadas e 240 testes psicodiagnósticos. O contrato firmado tem o valor de R$ 725.334,00 por ano.
“Estou muito emocionada com este momento tão importante para nossas crianças e jovens com deficiência. Há pessoas que nos ajudam, que contribuem de forma pontual, e outras que nos carregam no colo. A equipe da PMV tem feito isso conosco. Nosso ‘muito obrigada’! Com este compromisso de sua gestão, tenho certeza de que estamos alcançando novos voos. Isso é cuidar de pessoas. Estamos transformando a vida de muitas pessoas”, expressou Pollyana Paraguassú, presidente da Amaes.
Os pacientes serão atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, e receberão tratamento e acompanhamento em reabilitação, consulta médica especializada e aplicação de testes psicodiagnósticos com avaliação psicológica. Cada paciente terá um plano de tratamento adequado à sua faixa etária.
Ampliação do Atendimento Especializado
A Prefeitura de Vitória está ampliando em quase 30% a oferta de atendimento especializado para pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista, passando de 68.628 consultas e exames para 87.384 atendimentos por ano. Esses atendimentos serão realizados também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Vitória Down.