O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) de Vitória recebeu uma importante visita na última semana: a área técnica de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde e o curso de Residência em Cuidados Paliativos da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). O objetivo foi conhecer de perto as ações desenvolvidas no serviço, especialmente voltadas aos idosos mais frágeis.
Essa iniciativa faz parte de um processo conjunto dos governos Federal e Estadual, visando criar e implementar uma política de cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a visita, a equipe identificou as medidas já em vigor, as principais dificuldades e as conquistas alcançadas pelo CRAI nessa área.
“A participação em um serviço tão relevante para Vitória, que atende pessoas em momentos de grande fragilidade, oferecendo cuidados de excelência, é motivo de orgulho. Priorizamos sempre o respeito e a humanização nesse cuidado”, destacou Priscilla Yumi, diretora do CRAI de Vitória.
Além de fornecer serviços especializados para os idosos da região, o CRAI tem se destacado como um importante espaço para especialização na área, por meio de Programas de Residências voltados a profissionais de saúde. Esses programas são regulados pela Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS).
“O CRAI é fundamental para compreender a cultura dos Cuidados Paliativos como um cuidado de qualidade, mesmo diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida. É não apenas um local de assistência e educação em saúde, mas também um espaço para disseminar a cultura do cuidado, fundamental para a política de cuidados paliativos”, enfatizou Manuela Libardi, coordenadora da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do ICEPi.
A consultora técnica do Ministério da Saúde, Angela dos Santos, ressaltou que conhecer as ações desenvolvidas no CRAI contribui significativamente para o desenvolvimento da política nacional e estadual de cuidados paliativos. “O Espírito Santo é o estado brasileiro com mais residentes nessa área, e o CRAI de Vitória desempenha um papel crucial nesse processo”, acrescentou.
Referência em Atendimento
O CRAI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, oferecendo atendimento em geriatria e gerontologia para pessoas idosas com mais de 60 anos, residentes em Vitória, que apresentem agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional.
A equipe multiprofissional e interdisciplinar inclui geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e auxiliares de enfermagem.
O encaminhamento ao CRAI é realizado pelo médico na Unidade Básica de Saúde do território onde o idoso reside, após avaliação pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.