15 de janeiro de 2025
InícioPolíticaDeputado pede ao Governo para criar linha de crédito para pequenas barragens...

Deputado pede ao Governo para criar linha de crédito para pequenas barragens no ES

- Anúncio -

Uma linha de crédito específica para agricultores construírem pequenas barragens visando à reserva de água para enfrentamento da escassez hídrica no Espírito Santo é o objeto de uma indicação encaminhada pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) ao governador Renato Casagrande (PSB).

Segundo o deputado, as grandes barragens são importantes, porém, um programa de financiamento de pequenos barramentos tem um custo dez vezes menor por proprietário beneficiado, além de grande repercussão socioeconômica, pois pelo menos 100 mil propriedades capixabas estariam aptas ao benefício, pois estão dentro da especificação técnica de até quatro módulos rurais.

- Anúncio -

“Nossa agricultura, embora tenha, principalmente no Norte do Estado, grandes unidades produtivas do agronegócio, é predominante de pequenas propriedades, de até quatro módulos rurais. Esse pessoal tem menos acesso a crédito e acaba ficando prejudicado com a crise hídrica. Um programa de governo permitiria uma grande ampliação na produção de alimentos e consolidaria o Espírito Santo como Estado mais irrigado do Brasil”, disse Mazinho.

O “módulo fiscal” é uma unidade de medida agrária usada no Brasil para definir o tamanho de um imóvel rural. No Espirito Santo, um módulo fiscal tem em média 20 hectares, podendo variar dependendo do município em que a propriedade se encontra. Portanto, a proposta de Mazinho beneficiaria proprietários, em média, com até 80 hectares.

O tema da irrigação entrou no radar de Mazinho logo no início do mandato e, em meados de 2023, ele fez contato com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e instalou um processo de reconhecimento do polo de irrigação no Espírito Santo, que, graças à ação do parlamentar e ao engajamento da Associação dos Irrigantes, foi criado em menos de seis meses, cobrindo toda a região da Sudene e São Roque do Canaã.

BARRAGENS CONTRATADA

Quatro novas barragens para fazer reservas visando ao enfrentamento ao déficit hídrico do Norte do Espírito Santo começam a sair do papel através da contratação, pelo Governo do Estado, dos projetos executivos com prazo de seis meses para conclusão. Depois dos projetos, entra a fase de licitação das obras, que deverão ser entregues até meados de 2026.
As obras beneficiarão os municípios de Ecoporanga, Montanha, Pinheiros, Governador Lindenberg e Jaguaré. As barragens de Ecoporanga e Montanha/Pinheiros foram indicadas ao governador Renato Casagrande (PSB) pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) como parte dos trabalhos desenvolvidos junto ao grupo gestor do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, que contempla 32 municípios.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas