A menos de dois meses das eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro (1º turno), a disputa pela Prefeitura de Guarapari está acirrada. De acordo com a mais recente pesquisa realizada entre os dias 19 e 20 de agosto, os candidatos Zé Preto (Progressistas) e Rodrigo Borges (Republicanos) estão tecnicamente empatados na preferência do eleitorado local.
A pesquisa, registrada no TRE-ES sob o número 09708/2024, possui um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,99% para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não têm uma cartela com os nomes dos candidatos, o número de indecisos é significativo, representando 50,33% dos entrevistados. Após os indecisos, Zé Preto aparece com 22,5% da preferência, enquanto Rodrigo Borges vem logo atrás com 17,67%. Os demais candidatos têm os seguintes percentuais: delegado Danilo Bahiense (PL) com 2,5%, Emanuel Vieira (União Brasil) com 1,33%, Arthur Pereira (PRTB) com 0,33%, Amaral (Psol) e Oylas Pereira (PT), ambos com 0,17%. Os votos brancos e nulos somam 5%.
Embora ambos os candidatos estejam em um empate técnico, Rodrigo Borges se destaca com uma menor taxa de rejeição, o que pode influenciar positivamente sua campanha nas próximas semanas.