Pesquisa aponta cenário indefinido para eleição de Prefeito em Guarapari com foco na saúde

0
27

O cenário da eleição para prefeito de Guarapari ainda está indefinido, de acordo com a pesquisa da Futura divulgada nesta quarta-feira (28). Os principais candidatos estão tecnicamente empatados tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, revelando uma disputa acirrada na corrida eleitoral.

A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 27 de agosto, indica que o deputado estadual Zé Preto (PP) lidera com 24,5% das intenções de voto na pesquisa espontânea, seguido de perto por Rodrigo Borges (Republicanos), que registra 23,9%. O deputado estadual Danilo Bahiense (PL) aparece em terceiro lugar com 3,5%, e Emanuel Vieira (União Brasil) em quarto com 2,3%. Outros candidatos, como Oylas Pereira (PT), Artur Pereira (PRTB) e Amaral (PSOL), somam menos de 1%.

Na pesquisa estimulada, a liderança segue com Zé Preto, com 34,9% das intenções de voto, mas ainda empatado tecnicamente com Borges, que obtém 30,8%. A margem de erro de 4,9 pontos percentuais torna essa uma das disputas mais equilibradas do estado.

Rejeição e Prioridades

Zé Preto também lidera o índice de rejeição, com 27,8% dos eleitores afirmando que não votariam nele em nenhuma hipótese. Borges é rejeitado por 21,3%, seguido por Danilo Bahiense (19%) e Emanuel Vieira (16,1%).

Um ponto de consenso entre os eleitores de Guarapari é a saúde, que foi apontada como a principal prioridade para o próximo prefeito por 62,5% dos entrevistados. A pesquisa reflete que a saúde não só é o serviço mais utilizado, como também o mais mal avaliado pela população.

Esse cenário local reflete uma preocupação nacional. Segundo dados do IBGE de 2023, a saúde também é uma das maiores demandas da população em todo o Brasil, com 53% dos brasileiros considerando a melhoria dos serviços de saúde como a prioridade mais urgente. As dificuldades no acesso a tratamentos médicos, somadas à superlotação e falta de insumos em hospitais, são problemas recorrentes em diversas regiões do país, e Guarapari não foge à regra.

Além da saúde, outras prioridades em Guarapari incluem educação (25,1%) e segurança pública (9,5%).

Nós do capixaba repórter investigamos nos planos de governo disponibilizados na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais pelo TSE quais são as prioridades propostas pelos candidatos de Guarapari. 

Zé Preto – Empreendedorismo: “Nosso governo trabalhará incansavelmente para criar políticas públicas que incentivem o empreendedorismo, facilitem o investimento e promovam a inovação. A melhoria do ambiente de negócios será uma prioridade constante, com o objetivo de transformar Guarapari em um polo de oportunidades e crescimento.”

Rodrigo Borges – Saúde: No plano de governo de Rodrigo Borges, a primeira seção é extensamente voltada para a saúde em Guarapari, em que propõe melhorias no sistema de saúde municipal, destacando a criação de uma UPA na Praia do Morro para aliviar a demanda nas unidades existentes. Além disso, prevê a ampliação da Farmácia Popular, a construção de um Centro de Hemoterapia e Hematologia, e a implementação de programas de saúde familiar e de uma farmácia itinerante para áreas rurais. Também contempla a capacitação de agentes de saúde, atenção integral ao idoso, criança e adolescente, uso de medicina alternativa e assistência a pessoas com autismo. Há planos para um sistema integrado de atendimentos e uma política salarial que destinará 30% do orçamento para a saúde.

Danilo Bahiense – Segurança pública: “Garantir a segurança pública e a sensação de segurança da população de Guarapari”, com os seguintes tópicos: Criação da Guarda Municipal de Guarapari, já prevista em lei; Segurança Pública Criação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana; Reformulação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal; Criação do Observatório de Segurança de Guarapari; Segurança Ativa nas Escolas do município de Guarapari; Iluminação Segura e convênio para contratar PMs da reserva.

Emanuel Vieira – Saúde.

Oylas Pereira – Acessibilidade de serviços como saúde, educação e assistência social;

Arthur Perereira – Combate a corrupção.

Amaral – Dar mais agilidade e dinamismo a administração municipal.

Metodologia

A pesquisa foi realizada com 400 eleitores e tem um índice de confiabilidade de 95%, estando registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01548/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui