Em entrevista exclusiva, o prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), compartilhou suas expectativas para assumir a prefeitura no dia 1º de janeiro, destacando a importância do processo de transição e suas principais preocupações. Um dos maiores desafios será entender a realidade financeira do município, já que a gestão inicia justamente no começo do verão, época em que a cidade enfrenta tradicionalmente problemas estruturais.
“A principal preocupação é com a saúde financeira do município. Vamos assumir em um momento em que Guarapari recebe mais de um milhão de pessoas. Precisamos planejar o verão e tudo isso depende de como encontraremos o caixa da prefeitura”, afirmou o futuro prefeito.
Novas secretarias e reestruturação
Rodrigo Borges também anunciou mudanças importantes na estrutura administrativa da cidade. Ele revelou que uma das primeiras ações será o desmembramento das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, que atualmente funcionam como uma única pasta. A ideia é dar mais eficiência a cada área, com a criação da Secretaria de Agricultura, que irá atender de forma mais direta os produtores rurais e facilitar o acesso a recursos federais e estaduais.
Além disso, o prefeito eleito planeja criar novas secretarias: Cultura, Pesca, Segurança e Transportes. “Vamos criar essas secretarias para melhorar a arrecadação do município. A máquina pública atualmente está travada e precisamos desburocratizar os processos para otimizar os serviços e a arrecadação. Nos primeiros meses, o foco será no ajuste fiscal e em facilitar o acesso da população aos serviços públicos”, explicou.
Cultura em Guarapari
Rodrigo Borges também destacou a necessidade de um olhar mais atento para a cultura do município. “A cultura está abandonada. Não temos mais a Casa da Cultura e nos últimos 24 anos nada foi feito para valorizar nossas tradições culturais. Nosso patrimônio histórico, como as Ruínas e o Poço dos Jesuítas, foi negligenciado. Queremos resgatar esses valores, promover eventos culturais e prestigiar os artistas locais. Com uma Secretaria de Cultura, será mais fácil buscar recursos para essas iniciativas”, declarou.
Secretaria de Pesca
Uma das promessas de campanha de Rodrigo Borges, a criação da Secretaria de Pesca também será colocada em prática. O futuro prefeito explicou que o município possui um grande potencial pesqueiro que precisa ser melhor explorado. “Vamos desenvolver projetos que beneficiem os pescadores e incentivar a criação de peixes, camarões, ostras e outros produtos no nosso canal, que atualmente não é aproveitado como deveria. Com uma secretaria dedicada à pesca, teremos mais facilidade em buscar recursos junto ao Governo Federal”, afirmou.
Secretaria de Segurança e Transportes
Por fim, Rodrigo Borges anunciou a criação da Secretaria de Segurança e Transportes, que será responsável pela implantação da Guarda Municipal, uma das promessas de sua campanha. “A Guarda Municipal ficará subordinada a essa nova secretaria, que também cuidará do transporte público. É essencial que o transporte tenha o suporte financeiro adequado para oferecer um serviço de qualidade à população. Nosso foco será sempre o bem-estar do cidadão”, concluiu o futuro prefeito.
Com um plano ambicioso e voltado para a melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida da população, Rodrigo Borges se prepara para assumir a Prefeitura de Guarapari com o objetivo de trazer soluções práticas e estruturais para a cidade.
Nomes confirmados para o secretariado
Administração: Ricardo Rios do Sacramento, é advogado e contabilista, pós-graduado em Direto Público, Controladoria e Finanças. É o atual Coordenador de equipe de Transição.
Educação: Jaciara Moraes Lyrio Dezan, é pedagoga e professora.
Saúde: Larissa Maria Santório Pereira Nicolau, Graduada em Direito e Especialista em Licitações e Contratos.
Meio Ambiente: Adriano Pavesi, é Técnico em Agropecuária, Biólogo, Especializado em Engenharia Ambiental.
Comunicação: Wilcler Carvalho, é jornalista, pós-graduado em Letras, Português e Literatura, é servidor público efetivo da Prefeitura de Piúma.