A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) passará por uma significativa mudança com a recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Nesta segunda-feira, 9 de dezembro de 2024, o TRE-ES anunciou a redistribuição de cadeiras, resultando na saída do deputado Allan Ferreira, do Podemos, e na posse do ex-vereador da Serra, Fábio Duarte, da Rede Sustentabilidade.
Essa alteração foi motivada pela anulação dos votos da chapa do Partido da Mulher Brasileira (PMB) nas eleições de 2022, que foi acusada de utilizar práticas fraudulentas para cumprir a cota de gênero. O uso de “candidaturas laranjas” pelo PMB ficou em evidência, com um dos exemplos sendo a candidatura de Matilde Aparecida Marinato Fortes que, embora tenha sido registrada, não realizou campanha e obteve apenas 5 votos.
De acordo com o desembargador Dair Bregunce de Oliveira, a situação foi considerada uma infração à Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), resultando na inelegibilidade de Matilde Marinato e do presidente estadual do PMB, Paulo Sérgio Libório Bastos, por um período de 8 anos.
Com a redistribuição de votos, Fábio Duarte, que foi vereador na Serra de 2017 a 2020, assume sua nova função na ALES, após ter obtido 13.792 votos nas eleições de 2022, permanecendo como suplente da federação entre a Rede e o PSol. No entanto, antes de assumir oficialmente a posição, Fábio Duarte precisará ser diplomado pelo TRE-ES, e a ALES será notificada para organizar os trâmites necessários.
Allan Ferreira, que deixa seu cargo, será o 1º suplente do Podemos, ocupando a vaga deixada pelo deputado Lucas Scaramussa, que foi eleito prefeito de Linhares, garantindo a continuidade de sua atuação na Assembleia Legislativa.
Fábio Duarte, com 47 anos e residente no bairro Maringá, teve uma trajetória política significativa, concorreu à prefeitura da Serra em 2020 e agora se prepara para ingressar na ALES. O Serra Noticiário continuará acompanhando essa situação, trazendo atualizações à medida que novas informações surgirem.