Desde a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em vários estados do Brasil no ano passado, o documento passou a ser um padrão nacional com um número único, que também é o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Essa medida visa aprimorar os cadastros governamentais, prevenir fraudes e aumentar a segurança nos processos de identificação dos cidadãos.
Postos de emissão da CIN no Espírito Santo
No Espírito Santo, a emissão da CIN está disponível em diversos postos de atendimento, abrangendo 75 municípios. Um dos locais é o Espaço Assembleia Cidadã, na Assembleia Legislativa (Ales). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Durante o mês de janeiro, o atendimento é realizado das 13h às 17h.
Agendamento da Carteira de Identidade Nacional
Para ser atendido, é necessário realizar o agendamento eletrônico. As vagas são abertas toda sexta-feira, às 8h, para a semana seguinte no seguinte endereço: agenda.es.gov.br. É importante notar que nem todos os postos oferecem agendamento online, focando nos locais de maior demanda. Nos municípios do interior, o agendamento pode ser feito diretamente na unidade de atendimento.
Documentação necessária
Os cidadãos devem estar atentos à documentação exigida para solicitar a CIN. É necessário apresentar a certidão original conforme o estado civil: casados devem levar a certidão de casamento, solteiros a certidão de nascimento e divorciados a certidão de casamento. Além disso, é recomendável ter um comprovante de residência para acelerar o atendimento.
Isenção de taxas e integração de dados
A emissão da primeira via da CIN é gratuita, assim como as renovações após a expiração do documento. Com um número único em todas as unidades da federação, os dados serão integrados com segurança, facilitando o atendimento nas áreas de saúde, educação e trabalho. Isso permitirá que informações como a identificação do cidadão sejam acessadas em tempo real, essencial para serviços como consultas no SUS ou registros no INSS.
Prazos e mais informações
Os cidadãos têm até 2032 para realizar a troca do antigo RG pela nova CIN. Para mais detalhes, os interessados podem consultar o site oficial.
Serviço
Local: Posto de Identificação – Espaço Assembleia Cidadã (térreo da Assembleia Legislativa)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (em janeiro, das 13h às 17h)
Telefone de contato: (27) 98871-3848