7 de dezembro de 2024
InícioSaúdeNova subvariante da covid-19, a JN.1 é detectada pelo Lacen/ES

Nova subvariante da covid-19, a JN.1 é detectada pelo Lacen/ES

- Anúncio -

A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou a detecção da nova subvariante da ômicron, conhecida como JN.1, no Espírito Santo. A Organização Mundial da Saúde a considera uma variante de interesse. A detecção foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) por meio do trabalho de vigilância genômica.

A subvariante JN.1 foi identificada em uma das 91 amostras sequenciadas referentes às semanas epidemiológicas 44 a 48. Essa é a primeira detecção da linhagem na região Sudeste, após ter sido identificada anteriormente no Mato Grosso do Sul e no Ceará.

- Anúncio -

O diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, destacou a importância da vigilância genômica para a estratégia de saúde pública no estado, enfatizando que, mesmo com a diminuição do número de casos positivos, o laboratório continua sequenciando 100% dos casos positivos.

Segundo a OMS, a subvariante JN.1 apresenta baixo risco para a saúde global, mas tem registrado crescimento em 47 países. Apesar de não ser observada uma tendência de crescimento de novos casos no Espírito Santo, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, ressaltou a importância de manter os cuidados de enfrentamento ao vírus.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade, e o subsecretário enfatizou a importância de manter a atualização do esquema vacinal, especialmente para os grupos prioritários, e reforçou a vacinação das crianças, cujas coberturas estão baixas.

O esquema vacinal contra a Covid-19 no estado envolve diferentes doses para diferentes faixas etárias, com o objetivo de garantir a proteção adequada. A população é incentivada a seguir as recomendações do plano de vacinação estadual para garantir a eficácia do enfrentamento à pandemia.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas