Dormir bem é fundamental para a saúde física, mental e emocional, proporcionando benefícios significativos ao corpo e à mente. Durante o sono, o organismo descansa e se revitaliza, promovendo a liberação de hormônios importantes como os do crescimento e da saciedade.
Por outro lado, a falta de sono adequado pode desregular o corpo e causar diversos problemas de saúde, como a apneia obstrutiva do sono, também conhecida como apneia do sono. Para combater esse problema e garantir a qualidade de vida dos segurados e da população em geral, o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) desenvolveu um material informativo em parceria com a médica perita Raquel Pires de Mesquita e o Departamento de Previdência (Deprev).
A apneia do sono é uma condição em que ocorrem obstruções repetitivas da garganta durante o sono, resultando em pausas respiratórias (apneias) e/ou respirações superficiais (hipopneias). Essas obstruções ocorrem devido ao relaxamento da musculatura da garganta, o que impede a passagem adequada do ar.
As consequências de um sono de má qualidade incluem sonolência diurna, ronco, comprometimento da memória, atenção e raciocínio, aumento do risco de acidentes automobilísticos, redução do crescimento ósseo e da massa muscular, ganho de peso e até mesmo quadros de depressão.
Não tratar a apneia pode levar a complicações graves, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral, especialmente em pacientes com doenças cardíacas pré-existentes.
O diagnóstico da apneia do sono é feito por um profissional especializado, como um otorrinolaringologista, psiquiatra ou neurologista, através de uma avaliação clínica e um exame chamado polissonografia, que registra o sono do paciente.
A prevenção da apneia inclui evitar álcool e sedativos, perder peso, dormir de lado com a cabeceira elevada, utilizar aparelhos intraorais para melhorar a passagem de ar e fortalecer a musculatura da garganta com a ajuda de um fonoaudiólogo. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso do CPAP (gerador de pressão contínua na via aérea) durante o sono para manter as vias aéreas desobstruídas.