As temperaturas mais altas durante o dia são um alerta para os recém-transplantados. Evitar tomar sol diretamente sobre o couro cabeludo, assim como o banho de mar e piscina, é apenas uma das recomendações médicas para os pacientes durante o pós-operatório de transplante capilar. A cirurgia é segura, pouco invasiva e indolor. Na mesma perspectiva, a recuperação é rápida e não gera desconforto, mas alguns cuidados são essenciais para assegurar o processo de cicatrização, prevenir complicações e garantir o sucesso do procedimento.
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, 80% dos casos de transplante no Brasil são causados por fatores genéticos. Homens representam 90% dos pacientes cirúrgicos e, as mulheres, 10%. No universo masculino, que inclui a quase totalidade das pessoas que sofrem com a queda de cabelo, a faixa etária que mais procura pelo procedimento está na casa dos 30 a 39 anos, alcançando 40% dos atendimentos. Os dados ainda revelam que os primeiros sinais de calvície nos homens tendem a se manifestar mais intensamente entre 20 e 25 anos.
A busca pelas cirurgias de transplante capilar avança no Brasil e no mundo, impulsionada pela inovação tecnológica e pela expansão do conhecimento científico. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia da Restauração Capilar apontam que o número de cirurgias para transplante aumentou 250%, no período entre 2010 e 2021. A especialização no atendimento médico endossa o crescimento positivo, e os cuidados pós-cirúrgicos ganham importância nesse cenário, desempenhando um papel fundamental na cicatrização adequada e na otimização dos resultados.
A médica Melina Oliveira, especialista em cirurgia de transplante capilar, recomenda cautela com hábitos e atividades rotineiras do recém-transplantado. “É comum o paciente experimentar vermelhidão e inchaço no couro cabeludo, mas esses sintomas geralmente diminuem dentro de poucos dias. Normalmente, a recuperação total acontece logo no primeiro mês, mas seguir as orientações é indispensável para obter os melhores resultados”, afirma Melina Oliveira. Para esclarecer as dúvidas mais comuns dos pacientes sobre os cuidados no pós-operatório do transplante capilar, a médica selecionou as principais dicas:
1.Higienização
O ideal é lavar o cabelo com água morna, aguardando o tempo recomendado pelo especializado. Durante o processo de cicatrização, a temperatura da água pode estimular o surgimento de caspas, dermatite e oleosidade no cabelo. Dê preferência a xampus neutros, que não irritam o couro cabelo, e não remova cascas que podem surgir no couro cabeludo.
2.Proteção
É importante hidratar e proteger ao máximo a área que recebeu os folículos. Além do sol, banhos de piscina e mar, o paciente deve evitar bonés e capacetes, além de redobrar a atenção para não bater a cabeça.
3.Atividade física
Por pelo menos uma semana após a cirurgia, evite a prática dos exercícios. Esportes de contato, como lutas marciais, merecem um cuidado especial, em função dos riscos de lesão na cabeça. A indicação é não praticar esse tipo de atividade, durante o período recomendado pelo médico especialista.
4.Trabalho
O retorno ao trabalho pode ser realizado de maneira gradativa, a partir do terceiro dia do transplante capilar. Por se tratar de uma cirurgia que utiliza nanotecnologia de ponta, o pós-operatório não gera desconforto, e o paciente pode retomar as atividades profissionais normalmente após a liberação médica.
5.Descanso
O repouso é recomendado por 48 horas após o transplante capilar. Se manter deitado o máximo possível durante este período é uma das orientações para prevenir o inchaço no rosto. Ao dormir, a posição ideal é de barriga para cima, utilizando um travesseiro de pescoço. Para evitar atritos, dê preferência para camisas de botão ou zíper.
6.Alimentação e álcool
O paciente também deve manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos com muito sal e açúcar. Outra orientação é não consumir bebidas alcoólicas ou fumar nos primeiros três dias.
7.Produtos químicos e tintura
Não é recomendado pintar os cabelos nos 12 meses seguintes à cirurgia. Produtos como gel, Minoxidil e xampus que não sejam prescritos pelo médico devem ser evitados.
8.Crescimento
O processo de queda do cabelo transplantado é normal nas primeiras semanas após o procedimento. A partir de alguns meses, novos fios começam a crescer, e o resultado se torna visível geralmente entre o sexto e o décimo segundo mês.