Setembro Verde é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, com a campanha “Doe órgãos: uma atitude muda tudo”. A Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo está promovendo ao longo do mês debates para incentivar a população a comunicar à família seu desejo de ser doador, uma ação que pode salvar vidas.
No Brasil, o processo de doação de órgãos só ocorre após a autorização familiar, por isso, é essencial que as pessoas manifestem seu desejo aos familiares. Segundo Maria Machado, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), o diálogo familiar é fundamental: “Quando a família sabe do desejo do ente querido, isso facilita a decisão de doar”, destacou.
Ela ainda reforça que quebrar tabus é essencial para aumentar o número de doadores: “Durante o mês, os debates visam esclarecer dúvidas e desmistificar o tema, promovendo um ambiente mais receptivo à ideia de doação de órgãos”, afirmou Maria.
No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 institui setembro como o “Mês de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos”, sendo o dia 27 de setembro o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A cor verde, escolhida para a campanha, simboliza saúde, esperança e vida. Mais informações em: https://saude.es.gov.br/transplantes.
Programação do setembro verde
Ao longo do mês, a capacitação de profissionais e a conscientização da comunidade serão intensificadas. A programação completa pode ser acessada através do link do site da Sesa.
Estatísticas no Espírito Santo
De janeiro a julho de 2024, o Estado realizou 332 transplantes de órgãos sólidos, tecidos e medula. Nesse período, 104 entrevistas familiares foram realizadas, com uma taxa de aceitação de 53%. Em 2023, foram 474 transplantes, com 45% de aceitação das famílias.
Atualmente, 2.500 capixabas aguardam por um órgão, sendo 1.176 para rim, 1.279 para córnea, 43 para fígado e 2 à espera de um coração.
Ações nos hospitais estaduais
Os hospitais estaduais terão uma série de atividades para apoiar a campanha de doação de órgãos. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, haverá palestras e o II Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos, entre os dias 9 e 11 de setembro. No Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), serão realizadas palestras e ações de conscientização com profissionais e famílias.
A doação de órgãos é um ato de generosidade que pode transformar vidas.