Vacina oral contra a poliomielite, conhecida como ‘gotinha’, será substituída pela versão injetável

0
25

Seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) começou nesta semana a retirada da vacina oral contra a poliomielite (VOPb), conhecida como “gotinha”, dos 78 municípios do estado. A vacina será substituída pela versão inativada (VIP), aplicada de forma injetável.

Entre os dias 30 de setembro e 3 de novembro, os serviços de vacinação estarão temporariamente suspensos para o reforço contra a poliomielite. A medida é necessária para recolher os estoques de VOPb e substituí-los pela vacina injetável, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, com as doses sendo encaminhadas à Rede de Frio Estadual.

A decisão de substituir a VOPb pela VIP foi aprovada em 2023 pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), com base em novas evidências científicas que indicam maior segurança e proteção. A partir de 4 de novembro, o reforço que antes era feito aos 15 meses e 4 anos com a VOPb passará a ser realizado com a VIP apenas aos 15 meses.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Sesa, capacitou os profissionais municipais e emitiu um informe técnico orientando sobre o recolhimento das doses de VOPb e a adoção do novo esquema exclusivo com a VIP. “Essa mudança visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem e o surgimento de poliovírus derivados da vacina (VDPV), além de facilitar o acesso à imunização com a aplicação de apenas uma dose de reforço”, explicou Danielle Grillo, coordenadora do PEI.

Grillo ressaltou ainda que as mais de 700 salas de vacinação do estado já estão sendo orientadas sobre a interrupção temporária das doses de reforço da poliomielite. “Queremos tranquilizar os pais e responsáveis que esta pausa é temporária e necessária. A partir de 4 de novembro, o reforço estará disponível com a VIP e será necessário apenas uma dose”, afirmou.

De acordo com dados do sistema Vacina e Confia, o Espírito Santo apresenta atualmente uma cobertura vacinal contra a poliomielite de 88,67% entre janeiro e agosto deste ano. A meta do Ministério da Saúde é de 95%. Em 2023, o estado alcançou 86,35%. O PEI espera que, com a aplicação única do reforço com a VIP, a cobertura vacinal seja ampliada ainda mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui