8 de dezembro de 2024
InícioSaúdeConsumo de cerveja está associado a uma alimentação menos saudável do que...

Consumo de cerveja está associado a uma alimentação menos saudável do que o de vinho

- Anúncio -

A nova pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Tulane dos Estados Unidos indica que o consumo de cerveja está associado a hábitos alimentares menos saudáveis em comparação aos amantes de vinho. Os dados do estudo, que serão apresentados durante o The Liver Meeting 2024, sugerem que, além de uma alimentação de menor qualidade, os bebedores de cerveja tendem a ser menos ativos fisicamente e mais propensos ao uso do tabaco.

O estudo analisou os hábitos de consumo de aproximadamente 1,9 mil adultos, que relataram suas preferências etílicas e estilos de vida. Dentre os participantes, 38,9% somente consumiam cerveja, 21,8% apenas vinho, 18,2% apenas bebidas destiladas e 21% combinavam diferentes tipos de álcool.

- Anúncio -

A qualidade dietética dos participantes foi avaliada por meio do Índice de Alimentação Saudável, que considera diretrizes alimentares estabelecidas. Uma pontuação de ao menos 80 em 100 é considerada “adequada” para uma alimentação saudável. Nenhum dos grupos alcançou esse patamar, mas os consumidores de cerveja apresentaram as piores pontuações:

  • Cerveja: 49 pontos;
  • Vinho: 55 pontos;
  • Licor: 53 pontos;
  • Bebidas combinadas: 53 pontos.

O perfil dos indivíduos que preferem cerveja revelou que a maioria eram homens, jovens, fumantes e pertencentes a classes de baixa renda. Esse grupo também se destacou por apresentar uma ingestão diária mais elevada de calorias e menor atividade física.

Madeline Novack, a principal autora do estudo, explica que as diferenças na qualidade das dietas podem ser influenciadas pelo tipo de bebida consumida. Enquanto os amantes de cerveja tendem a optar por alimentos ricos em carboidratos e pobres em fibras, bem como carnes processadas, aqueles que preferem vinho costumam consumir refeições mais balanceadas, incluindo carnes, vegetais e laticínios.

 

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas