Dos consultórios para as ruas para alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os médicos do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) participaram da 1ª Corrida Novembro Azul, no último sábado (02), no município canela verde.
Além dos especialistas, os funcionários do hospital e o governador do estado, Renato Casagrande, também fizeram o trajeto da corrida. Cerca de 600 pessoas realizaram a inscrição. “A corrida foi uma ideia excelente, foi muito bem-organizada! Tivemos uma grande adesão das pessoas e isso é muito importante para levar esse assunto para a população de maneira mais leve e sem tabus”, disse o coordenador do serviço de urologia do HEVV, Dr. Rodrigo Tristão.
Com um percurso de 5km, os corredores saíram e chegaram na Praça dos Ciclistas, na Praia de Itaparica. Um deles foi o engenheiro Leonardo Salgado Jayme, de 40 anos, que passou por uma cirurgia de transplante de fígado no HEVV, há seis meses.
Leonardo e seu cirurgião Dr. Francisco Nolasco, que é coordenador do serviço de Transplante Hepático do HEVV, se encontraram no final da prova. “Após uma cirurgia, consegui participar de uma corrida. Agradeço ao Dr. Francisco e a sua equipe pela dedicação e apoio para que eu pudesse realizar esse sonho”, agradece o engenheiro.
Dr. Francisco Nolasco fala da importância do evento. “Foi muito emocionante para mim ver meu paciente participando dessa corrida que reforça um assunto tão importante, que é o cuidado com a saúde do homem. Fica o alerta para que todos os homens se cuidem cada vez mais”, completa o cirurgião.
Os primeiros colocados receberam uma premiação em dinheiro e todos os inscritos ganharam medalhas. “Nós ficamos muito felizes com resultado da corrida. Superou as nossas expectativas! Já estamos conversando com a direção do hospital para que a corrida Novembro Azul entre no calendário oficial de eventos do HEVV” disse o coordenador do centro transplantador do HEVV, Bruno Majevski, e que também é o organizador do evento.