14 de janeiro de 2025
InícioSaúdeBrasileiros enfrentam redução de renda e aumento da insegurança alimentar após pandemia

Brasileiros enfrentam redução de renda e aumento da insegurança alimentar após pandemia

- Anúncio -

A pesquisa Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil revelou dados alarmantes sobre os efeitos da pandemia na renda e na segurança alimentar da população brasileira. Realizada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa indica que 48,6% dos brasileiros relataram uma diminuição em sua renda durante o período crítico da pandemia. Além disso, 47,4% da população enfrentava insegurança alimentar, o que significa que essas pessoas não tinham a certeza de conseguir se alimentar diariamente.

Impactos Sociais mais Intensos

Os efeitos da pandemia foram mais acentuados entre os mais vulneráveis, especialmente em domicílios chefiados por mulheres. O estudo apontou que cerca de 34,9% dos entrevistados perderam o emprego durante a pandemia, enquanto 21,5% interromperam suas atividades escolares. Ademais, 14,7% das pessoas entrevistadas relataram a morte de um familiar em decorrência da Covid-19, evidenciando o impacto emocional e social da crise sanitária.

- Anúncio -

Prevalência da Infecção pela Covid-19

Os dados da pesquisa também revelaram que mais de 28% da população brasileira, o que equivale a cerca de 60 milhões de pessoas, afirmaram ter sido infectadas pelo coronavírus. Este dado destaca a ampla disseminação da doença no país e sua capacidade de afetar uma parte significativa da população.

Metodologia da Pesquisa

O Epicovid 2.0 foi conduzido em 133 cidades brasileiras, abrangendo uma amostra de 33.250 entrevistas. Os participantes foram selecionados aleatoriamente, com a condição de que apenas uma pessoa por residência respondesse ao questionário. A pesquisa foi coordenada pelo Ministério da Saúde, contando com a colaboração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas