17 de janeiro de 2025
InícioSaúdeConfraternizações de fim de ano: é vantajoso ir à academia de ressaca?

Confraternizações de fim de ano: é vantajoso ir à academia de ressaca?

- Anúncio -

A ressaca frequentemente se torna um obstáculo significativo para aqueles que buscam manter uma rotina saudável durante o mês de dezembro. As festividades de fim de ano, repletas de confraternizações e celebrações, podem deixar os praticantes de atividades físicas sem disposição ao acordar, especialmente após uma noite de bebidas em companhia de amigos.

Exercícios físicos durante a ressaca

A dúvida que muitos se fazem é se vale a pena retornar à academia enquanto enfrentam uma ressaca. Especialistas, consultados pelo Metrópoles, indicam que a resposta depende da modalidade de exercício escolhida. Atividades aeróbicas leves podem ser benéficas para reduzir o mal-estar, enquanto treinos de alta intensidade devem ser evitados.

- Anúncio -

Impactos do álcool no corpo

De acordo com o médico do esporte Fernando Hess Câmara Melo, professor da Universidade Santo Amaro (Unisa), a decisão de se exercitar ou não deve considerar a quantidade de álcool consumida e o estado geral da pessoa. O consumo excessivo de álcool pode causar alterações no pH do sangue, desidratação e sobrecarga dos rins, além de impactar negativamente na saúde geral. O álcool prejudica as funções motoras e a comunicação entre o cérebro e os músculos, tornando a atividade física menos eficaz em situações de ressaca.

Considerações nutricionais

O nutricionista Bernardo Romão de Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), complementa que o álcool também pode ser tóxico para os órgãos do sistema digestivo, comprometendo os tecidos do estômago e do intestino. Ademais, o uso abusivo de álcool deprime o sistema nervoso, resultando em um sono que não promove a recuperação ideal do organismo.

Exercícios recomendados

Se a vontade de se exercitar permanecer, as atividades aeróbicas de baixa intensidade são as mais aconselháveis. A prática de corrida leve, por exemplo, pode auxiliar na metabolização do álcool, atenuando os sintomas de ressaca. No entanto, exercícios intensos podem agravar a pressão sobre o fígado, que já está sobrecarregado pelo consumo anterior de álcool, aumentando o risco de lesões.

“Qualquer excesso de volume de treino — seja em carga ou intensidade — tende a exigir mais do fígado, que já pode estar cansado devido à ingestão de álcool. Isso pode levar a complicações no órgão”, alerta Melo.

Estratégias de recuperação da ressaca

Os principais sintomas da ressaca, como dores de cabeça e náuseas, estão frequentemente associados à desidratação e a uma alimentação inadequada. Para prevenir esses sintomas, Romão de Lima recomenda ingerir dois copos de água para cada copo de álcool consumido. Caso essa orientação tenha sido ignorada, a reidratação no dia seguinte é crucial. Água, isotônicos e água de coco podem auxiliar, além de refeições leves que evitem irritar o sistema digestivo.

O nutricionista sugere que sopas vegetais e carnes brancas são opções benéficas para ajudar na recuperação, uma vez que não agravam as mucosas estomacais. O foco deve ser a hidratação e o consumo de alimentos que favoreçam a digestion, contribuindo assim para o alívio dos sintomas da ressaca.

Para mais informações sobre saúde e dicas de bem-estar, siga a editoria de Saúde no Instagram.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas