Tite fez uma convocação para lá de conservadora para a Copa América. Competição do segundo escalão no futebol mundial, mas importante para a manutentação do técnico no cargo. Dá para entender. Daí a concordar… Cadê, por exemplo, o Everton Ribeiro?
Dos 23 convocados, 14 eram remanescentes do Mundial da Rússia: Alisson, Ederson, Cássio, Marquinhos, Thiago Silva, Fagner, Filipe Luís, Miranda, Coutinho, Casemiro, Fernandinho, Firmino, Gabriel Jesus e Neymar. Cortado na madrugada de quinta-feira (6) por lesão no tornozelo direito, Neymar abriu nova vaga. E, aí, o Tite perde a chance de arriscar e convoca o Willian!

Willian tem 30 anos e duas Copas do Mundo no currículo (2014 e 2018). Tem, também, duas edições da Copa América (2015 e 2016). E, assim como a geração dele, nenhum título. Na Copa da Rússia, foi titular. E acabou sendo um dos mais criticados, junto com Gabriel Jesus. Na atual temporada, foi campeão da Liga Europa (a Copa Sul-Americana dos times europeus) pelo Chelsea. Como reserva. Na goleada por 4 a 1 sobre o Arsenal, na final do torneio, ele entrou na final aos 25 minutos do segundo tempo.
Willian é bom jogador. E só. Não é especial, não é espetacular e, principalmente, já teve duas Copas pela Seleção e não resolveu em nenhuma delas! Não era a hora de dar a chance a outro?
Mas quem?
Lucas Moura e Vinicius Júnior foram os nomes mais especulados para o lugar do Neymar antes da convocação do Willian. Eu faria diferente. Bem diferente.
Por que não pensar no Everton Ribeiro? Já pararam para pensar em quem é o principal armador das jogadas da Seleção Brasileira? É o Neymar. Não é o Philippe Coutinho, não é o Willian, não é o Paquetá e nem o Arthur. O principal armador é o Neymar. O dono do time. Que tem liberdade para fazer o que quiser. Sem o Neymar, vamos de novo esperar que Coutinho e Willian desabrochem?
O melhor meia hoje do futebol brasileiro é o Everton Ribeiro. Tem jogado demais! Dá os passes mais difíceis, acerta, deixa os companheiros na cara do gol e ainda aparece na área adversária para finalizar de vez em quando.
A convocação dele ainda seria um golaço do Tite para chamar a torcida. A Copa América é no Brasil. Sabe quantos jogadores que atuam por aqui estão na Seleção? Só três. O Everton, do Grêmio, e o Cássio e o Fagner, ambos do Corinthians. O Everton Ribeiro, certamente, ajudaria a deixar o time canarinho mais “brasileiro”.
Pensando na Copa de 2022, não chamaria nem WIllian, nem Everton Ribeiro. Mas se a questão é ganhar a Copa América, não hesitaria em convocar o meia rubro-negro, que é melhor do que o Willian.
 
	    	 
		    






