Parece uma dúvida simples, mas é bem comum os tutores se perguntarem sobre a necessidade de levarem seu pet ao veterinário. Portanto, é importante esclarecer que quando se adquire um animal, é preciso ter responsabilidade.
Levá-lo ao veterinário deve fazer parte da rotina, e não apenas em momentos de urgência ou emergência.
Primeiramente, quando você adquire um pet, seja ele filhote ou adulto, este é o primeiro momento para levá-lo ao veterinário. Realizar exames de rotina, tomar os medicamentos que forem necessários e realizar o protocolo vacinal.
As vacinas dos filhotes começam a ser dadas aos 45 dias de vida, e a vermifugação pode ser iniciada aos 30 dias de vida.

Posteriormente, caso o seu pet seja adulto e não tenha nenhum problema de saúde, é recomendada a visita ao veterinário anualmente, para check-up e revacinação.
Caso ele seja idoso, são recomendadas visitas a cada seis meses, para monitorar a fase senil. Caso o seu animal tenha algum problema de saúde, as visitas podem precisar ser mais regulares.

O check-up é de extrema importância para prevenção, para evitar doenças e garantir um diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Dessa forma proporcionando maior qualidade de vida e longevidade ao animal. O fato do seu cão ou gato não apresentar qualquer sintoma, não significa que a consulta seja desnecessária, pois existem doenças que são silenciosas.
No check-up é realizado a revacinação e o exame físico, além de exames complementares que também podem ser solicitados.

É importante manter a atenção no dia a dia ao comportamento do seu pet, visto que existem sinais que indicam a necessidade de levá-lo ao veterinário. Mas quais são esses sinais?
- Apatia (quando o pet não tem vontade de brincar ou passear)
- Latidos ou uivos em excesso
- Agressividade sem motivo
- Vômitos ou diarréias
- Lambedura excessiva
- Coceiras ou lesões de pele
- Dificuldade para caminhar, levantar e deitar
- Convulsão ou falta de coordenação motora
- Nódulos em qualquer região do corpo
- Perda de peso ou sobrepeso
- Perda de apetite
- Mau hálito
- Falha nos pelos
- Excesso de ingestão de água
- Tosse e dificuldade para respirar
- Quando o animal não esta urinando ou defecando
Entre tantos outros sinais…
Qualquer comportamento que fuja da normalidade deve ser investigado por um Médico veterinário.

E aí, você já levou seu pet para um check-up recentemente ou esta na hora de visitar o veterinário?
Agende uma consulta comigo pelo número (27) 99932-2107 e acompanhe de perto a saúde dele, proporcionando uma vida feliz e segura para toda família.







