O Programa Cuidar Mais concluiu as visitas às escolas de Cachoeiro, do ensino fundamental, e agora as instituições participantes se preparam para entregar o vídeo que irá representá-las no “Cine BRK Sustentável”.
O evento fecha a programação de atividades no ano e está agendado para o mês de novembro, com a presença dos estudantes, familiares e convidados.
A analista de responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, explica que oito escolas do ensino fundamental estão envolvidas no programa e que o trabalho é realizado com as turmas do 8° ano.
São 450 alunos, que divididos em grupos, têm a missão de produzirem vídeos com a temática ambiental.
“As escolas tiveram até esta segunda-feira (7 de agosto) para selecionar o vídeo que irá permanecer no programa e enviá-lo para a BRK. Depois, os alunos responsáveis pela produção do material serão contemplados com a Oficina de Edição de Imagens e Sustentabilidade, retornando a campo para gravar novamente o conteúdo a partir dos conhecimentos adquiridos”, ressalta Micheline.
A etapa seguinte é a finalização dos vídeos. Uma produtora contratada irá transformar o material em um único vídeo para exibição em uma sessão especial de cinema.
“Para os estudantes, o programa é uma oportunidade por unir educação e tecnologia para falar sobre o meio ambiente. O recurso audiovisual é um incentivo para que eles se sintam motivados a estudar mais sobre os temas propostos no programa, que são saneamento, saúde, preservação de recursos naturais e do patrimônio público”, destaca Micheline Bernabé.
Há ainda, segundo ela, o ponto positivo de incentivar o trabalho em equipe e a colaboração de todos para um ambiente mais sustentável, uma vez que motiva os participantes a pesquisarem e apresentarem boas práticas ambientais no entorno de suas escolas e bairro onde moram.
“Também é uma forma de despertar nos jovens o interesse para a vida profissional. Com as oficinas de edição de imagens e sustentabilidade, os alunos são apresentados a diversos campos de trabalho, relacionados ao saneamento e ao audiovisual”, afirma.
A EMEB Jenny Guárdia tem 32 alunos no programa e já fez a seleção do vídeo para o “Cine BRK Sustentável”. Segundo a pedagoga Rosana Maria Furtado Wingler, o vídeo aborda o cuidar, com a temática de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
“O projeto criado em nossa escola tem por finalidade a reciclagem de papel e a produção de fertilizantes com sobras de alimentos a partir do uso da composteira. Com isso, o papel é reaproveitado e as plantas recebem o cuidado natural que precisam. Também citamos no vídeo a necessidade da contribuição da comunidade na proteção e cuidado com os córregos do bairro. Todos nós podemos ajudar”, salienta.
Na sua opinião, o Programa Cuidar Mais estimula os alunos, seus familiares e a comunidade em geral a compreenderem o meio ambiente em sua totalidade e a obterem conhecimento sobre as consequências que certos atos podem causar.
“É uma iniciativa que facilita o entendimento de que a sobrevivência dos ecossistemas depende de cada um fazer sua parte, sempre a favor da preservação das nascentes, córregos, rios, matas e tantos outros”, ressalta Rosana.
Educação infantil
A agenda de visitas às escolas da educação infantil deve ser iniciada em setembro. As instituições de ensino participam com a “Corrida do Saneamento”, uma atividade para reforçar o conteúdo trabalhado pelos professores em sala de aula, e que consiste em um jogo de tabuleiro que tem os próprios alunos como peças do jogo.
Após essa fase, acontece uma Mostra Cultural. Neste ano, o Programa Cuidar Mais terá o envolvimento de 520 alunos da educação infantil da rede pública municipal e privada de ensino.







