O primeiro dia do evento Inova Capixaba – Saúde in Foco no Sul, acontece nesta terça-feira (29), em Guaçuí, com palestras que vão abordar a relação entre inovação e gestão de risco na área da saúde, o uso da Inteligência Artifical na Saúde, além de contar com um Painel contextualizando o alcance da Inovação na Saúde Pública do Espírito Santo.
O Fórum de Tecnologia e Inovação no Setor de Saúde faz parte do Programa de Popularização da Inovação do Governo do Estado (Inovapop) e neste primeiro dia do evento, que continua na quarta-feira (30), também serão apresentados os casos inovadores de sucesso no Sistema de Saúde do Estado. A abertura do evento contará ainda com a apresentação de 10 startups.
O ciclo de palestras prossegue abordando a necessidade de uma Gestão Inovadora no Sistema Único de Saúde (SUS) e termina com a palestra sobre o revolucionário uso da robotótica em cirurgias realizadas no Espírito Santo.
Importância
Médicos, autoridades, especialistas em tecnologia e gestores públicos farão parte dos debates que visam proporcionar uma perspectiva abrangente da importância da cultura da Inovação para melhorar o atendimento à população na área da saúde e desmitificar o uso de soluções tecnológicas no serviço público.
O evento é realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Prefeitura Municipal de Guaçuí, Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí e Secretarias Municipais de Saúde.
Popularização
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a saúde é tema desse encontro em Guaçuí para explorar inovações que possam aprimorar os serviços e processos de saúde na região e promover o bem-estar da população local e regional.

“Popularizar a inovação na região do Caparaó é crucial para estimular o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a competitividade local. Precisamos tornar a inovação acessível para todos, falar de startup, spinoff, incubadora, aceleração, dor, são temáticas da Inovação que precisão ser popularizados para que todos tenham acesso”, explicou.








