O Governo do Espírito Santo realizou a compra de 130 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Os veículos já estão no Estado e serão distribuídos às gestões responsáveis pela operacionalização do serviço nos 78 municípios capixabas que contam com o SAMU 192.
O anuncio da nova frota foi feita pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em uma rede social.
“O Governo do Estado comprou 130 ambulâncias para atender ao SAMU 192, o atendimento de urgência e emergência que temos em todos os municípios do Espirito Santo. São 108 ambulâncias básicas e 22 ambulâncias avançadas. O SAMU é uma marca de bom atendimento que salvar vidas e a gente precisa renovar os seus equipamentos. Ter boas ambulâncias novas e que não têm defeito nos ajuda a atender mais rápido e a salvar a vida dos capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.
O governador completou que o investimento do Estado visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Fortalecer o Sistema de Saúde é fortalecer a qualidade de vida. É dar qualidade de vida ao povo que nós estamos representando”, salientou.
Cobertura
O Espírito Santo conta com 100% de cobertura do SAMU 192, com bases em todos os municípios, e somou, em 2022, 120.967 mil chamados regulados pela Central de Regulação do serviço em todo Estado.
A ampliação do serviço teve início em 2019, com a instituição da Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – Componente Serviço Móvel de Urgência – SAMU, denominado “SAMU para todos”, por meio do Decreto Nº 4.548, de 13 de dezembro de 2019.
Distribuição
Com a finalidade de prestar atendimento de urgência e emergência à população em casos de risco à vida e conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível, o SAMU 192 recebe 130 novas ambulâncias.
São 108 Unidades de Ambulâncias de Suporte Básico (USB) e 22 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado (USA), com um investimento de R$ 44.631.922,46.
O subsecretario de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), Gleikson Barbosa, ressaltou que a nova aquisição visa à substituição de veículos atuais.
“São veículos novos que chegam para modernizar a frota capixaba do SAMU 192, em substituição de ambulâncias tanto nas regiões de expansão do serviço quanto na Região Metropolitana”, pontuou.
As novas ambulâncias irão substituir a frota locada por parte dos Consórcios gestores do SAMU 192 nas regiões de expansão (CIM Norte, CIM Polinorte, CIM Sul e CIM Noroeste) e a substituição das unidades na Região Metropolitana, de gestão da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SMCV).
Quando acionar o SAMU 192
- Parada cardiorrespiratória;
- Dor forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Novos veículos do SAMU 192
- Metropolitana: 34 Ambulâncias de Suporte Básico; 10 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado; e 5 reservas;
- CIM Norte: 11 Ambulâncias de Suporte Básico; 3 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado; e 1 reserva;
- CIM Polo Sul: 29 Ambulâncias de Suporte Básico; 4 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado; 2 reservas;
- CIM Polinorte: 9 Ambulâncias de Suporte Básico; 3 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado; 1 reserva;
- CIM Noroeste: 15 Ambulâncias de Suporte Básico; 2 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado; e 1 reserva.







