O Espírito Santo será sede, nesta quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), o 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar.
O evento reunirá representantes de todas as regiões do Brasil em torno do tema “Segurança e Educação: Estratégias para escolas mais seguras”.
O encontro ocorrerá no auditório do Sebrae, em Vitória e apresentará painéis nos quais serão debatidas as experiências e ações do Espírito Santo e de outros estados.
LEIA TAMBÉM: Governo lança o primeiro Anuário Estadual de Segurança Pública do ES
O objetivo do 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar é promover o compartilhamento de experiências e o aprimoramento das estratégias de segurança em escolas de todo o país, reunindo especialistas, educadores e profissionais da segurança pública para um debate intersetorial sobre a importância da segurança escolar.
Realização
Promovido pelo Governo do Estado, o Fórum é organizado pelas Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Educação (Sedu), em conjunto com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e patrocínio da Vale S.A.
“Espera-se que este evento seja o marco inicial em nosso país na formulação de uma pauta permanente e prioritária de conscientização e ação, em busca de um sistema educacional mais seguro e preparado para enfrentar os desafios da atualidade e, assim, promovendo ambientes escolares acolhedores, onde o diálogo, a tolerância e o respeito sejam as premissas na construção da cultura de paz nas escolas”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.
O 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar está inserido no eixo de Ações Preventivas do Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado pelo governador Renato Casagrande em abril deste ano.
“O Espírito Santo foi o primeiro Estado a lançar um plano específico, com ações de curto, médio e longo prazos que têm o objetivo de promover um ambiente escolar mais seguro. E dentro deste plano, organizamos o Estado para ser a sede do primeiro debate nacional a respeito do tema. Nos orgulhamos de ser a vanguarda de uma mobilização nacional que busca trazer mais segurança para nossas crianças e adolescentes”, disse o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Marcio Celante, coordenador do Fórum.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo destacou a importância do encontro.
“O Fórum Nacional de Segurança Escolar desempenha um papel importante ao reunir especialistas e educadores para compartilhar conhecimentos, melhores práticas e estratégias eficazes para promover a segurança nas escolas. Essa colaboração multidisciplinar é essencial para abordar os desafios que envolvem a segurança escolar”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Governo Federal vai investir R$ 1 milhão na segurança das escolas de Vila Velha
“A Rede Estadual de ensino já contou com implementações previstas no Plano Estadual de Segurança Escolar, como a expansão das equipes da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), além da contribuição das escolas diante das atividades que envolvam temáticas sobre posturas discriminatórias, direcionadas pelo ‘Caderno Orientador Para Educação das Relações Étnico-Raciais’, por exemplo”, complementou o secretário.
Programação
O 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar reúne painelistas de renome nacional para debater e analisar ações de segurança escolar.

O Fórum é voltado para gestores e operadores das áreas de educação e segurança pública de todo o Brasil. Cerca de 200 participantes de 17 estados e de 51 municípios do Espírito Santo se inscreveram, entretanto, qualquer pessoa poderá acompanhar os painéis de forma online, pelo YouTube, no canal do Instituto Jones dos Santos Neves (www.youtube.com/@ijsn-es).
O 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar também conta com um site no qual é possível conferir toda a programação, currículo dos painelistas e outras informações.
Clique AQUI e confira a programação completa.







