O Brasil é líder mundial na produção de café e o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking do País. No entanto, é líder quando se trata do cultivo da variedade conilon.
Para entrar nesse universo, passando por toda cadeia produtiva, o Estado recebe, entre os dias 26 e 28 de outubro, a Semana Nacional do Café, mais conhecida como Coffees, que acontece no Shopping Vitória, na Capital, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.
LEIA TAMBÉM: Biossensor desenvolvido na Ufes detecta toxinas no café em 30 minutos
O Coffees, evento inédito sobre café, tem a finalidade de conectar profissionais da cadeia produtiva ao cliente final, gerando oportunidade, conhecimento e negócios.
O objetivo é valorizar a produção de Café no Estado, mostrando a diversidade de tipos, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região, que resulta em cafés diferenciados e conhecidos internacionalmente.
De 26 a 28 de outubro, os apreciadores de um bom café vão se aproximar dos produtores capixabas e aprender sobre todo processo com diversos especialistas, baristas, mestres de torra e provadores.
LEIA TAMBÉM: ES faz acordo na Suiça para garantir e ampliar o comércio de café na Europa
Especialistas
O diretor do Instituto Panela de Barro e organizador do evento, Eduardo Destefani, ressaltou que o Coffees chega para conectar o produtor rural, mestre de torra, barista, provador, especialistas e o cliente final.
“Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de excelência que é produzido aqui na região, com toda sua peculiaridade. A bebida faz parte da vida das pessoas e no Coffees vamos proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e o clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única”, frisou.
Eduardo Destefani disse ainda que o Coffees – Semana Nacional do Café – será um marco para o Café Capixaba, pois vai desmistificar o conhecimento adquirido do público. Para isso, vai reunir renomados profissionais do mercado, que vão interagir com o público nos debates, workshops e cursos reservados.
Os temas abordados vão desde degustações de cafés capixabas, métodos como aeropress e coado, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal, até torra de café.
LEIA TAMBÉM: Microprodutores de cafés especiais se destacam no Espírito Santo
Cadeia produtiva
Para a especialista em café e curadora de eventos, Mariana Proença, o grande objetivo de promover ações como o Coffees é valorizar toda a jornada que o café passa até chegar à xícara do consumidor, com informações que são relevantes para o dia a dia dele.
“Preparamos uma rica programação com experiências para os apaixonados por café, com o intuito de aproximar os cafés produzidos no Espírito Santo do grande público”, explicou.
Já o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empesas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, disse que os empreendedores capixabas do café têm se destacado cada vez mais com uma produção de qualidade e diferenciada.
“Apoiar esses empreendedores criando espaço de divulgação e comercialização é fundamental para o desenvolvimento desses pequenos negócios”, afirmou Gavini.
LEIA TAMBÉM: Qualificação profissional não acompanha crescimento de mercado do Café Especial
Empreendedorismo
O Coffees vai reunir no mesmo lugar mais de 40 empreendedores. Serão mais de 100 atendidos, sendo 16 produtores de café, além de outros empreendimentos, como os da agroindústria e do artesanato.
Copa Coffees
Durante o evento, também será realizada uma competição que vai escolher o melhor café preparado. Serão 16 competidores com um tempo determinado para preparar o café.
Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios. Quem conseguir preparar o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo.
Saiba mais
O Coffees – Semana Nacional do Café é uma realização do Instituto Panela de Barro, com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes).
A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente, aproximadamente, em 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do Estado.
LEIA TAMBÉM: Especialista vai falar sobre o café, suas particularidades e possibilidades
Dessa produção, em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com o tamanho médio das propriedades em 8 hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.
O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e canéfora (Conilon). É responsável por mais de 30% da produção brasileira. Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no Estado.
A atividade cafeeira é responsável por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.
Coffees – Semana Nacional do Café
.png?v=638332385213217030)
- Quando: 26 a 28 de outubro de 23
- Local: Shopping Vitória – antiga loja Americana. Entrada gratuita.
Programação
Quinta-feira (26 de outubro)
- 13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop Prático e Aula-show
- 14h às 15h30 – Degustação de cafés Conilon capixaba – Com Lucas Venturim
- 16h às 17h30 – Aeropress – aprenda a fazer o seu café – com João Ribeiro
- 18h às 19h30 – Diferentes qualidades de café e como inovar nas receitas em casa – com Gisele Coutinho
Palco – Coffees Talks
- 14h às 15h – Abertura Oficial: Cafés do Espírito Santo
- 16h às 17h –Agricultura de Sistema Agroflorestal – Clayton Barrossa Monteiro e Pedro Zoca
- 18h às 19h – Café Conilon de qualidade – com Lucas Venturim e Pode Mulheres/Cafesul
Cursos Pagos
- 14h às 17h – Como extrair melhor o seu café – Cinética para iniciantes – com Verônica Belchior
- 18h às 20h – Estrutura física da cafeteria: direcionamentos com foco em vendas e eficiência do negócio – com Flávia Pogliani
Sexta-feira (27 de outubro)
- 13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop Prático e Aula-show
- 14h às 15h30 – Degustação de cafés Caparaó
- 16h às 17h30 – Oficina de métodos de preparo com Leonardo Gonçalves
- 18h às 19h30 – Drinques com café com Mariana Mesquita
Palco – Coffees Talks
- 14h às 15h – Mercado de cafés especiais no Espírito Santo com Raul Guizelini
- 16h às 17h – Como comunicar a sua marca com Chico Ribeiro e Roberto Barros
- 18h às 19h – O café que chega na sua xícara – o que está por trás das pesquisas/o impacto das pesquisas com Lucas Louzada e Incaper
Cursos Pagos
- 10h às 12h – Domine seu café coado – Gisele Coutinho – curso fechado UVV
- 14h às 17h – Torra de Café, com Eystein Veflingstad
- 18h às 20h – Variáveis que influenciam na qualidade do preparo do café – Regina Machado
Sábado (28 de outubro)
- 13h – Abertura ao público
Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show
- 14h às 15h30 – Degustação de cafés Montanhas do Espírito Santo
- 16h às 17h30 – Aula sobre chá com Denise Endringer
- 18h às 19h30 – Mixologia e café com Diogo Cypriano
Palco – Coffees Talks
- 14h às 15h – Turismo rural e hospedagem na fazenda de café – Sítio Santa Rita – com Jhone Lacerda e Fred Ayres
- 16h às 17h – Torra de café – Empreendedores – com Leonardo Gonçalves
- 18h às 19h – “Explorando o Café Especial: Uma Jornada Sensorial e Degustação” – com Douglas Almeida – Rituá Café
Cursos Pagos
- 10h às 12h – Jonathan Piazarolo – curso fechado clientes shopping
- 14h às 17h – Gisele Coutinho
- 18h às 20h – Mariana Mesquita







