Com uma sessão de poesia falada, o grupo Slam Resiste, da Grande São Pedro, abre a Feira Cultural Ícones Capixabas nesta quinta-feira (26), às 10 horas, na Galeria dos Presidentes, andar térreo da Assembleia Legislativa (Ales).
A abertura também contará com a apresentação da bailarina Fernanda Francisco Silva, de 11 anos. Moradora de Nova Palestina, ela ficou em 1º lugar no Festival Nacional de Dança no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Assembleia aprova acesso gratuito a remédio à base de Canabidiol
O evento, que vai até o dia 1º de novembro, é promovido pela Comissão de Cultura e Comunicação Social da Casa. Durante esse período, serão instaladas exposições de várias manifestações e grupos culturais capixabas.
Rendas de bilro, estandartes bordados, esculturas em barro, iguarias típicas da culinária capixaba, cultura alimentar orgânica, além de adereços da cultura afro poderão ser encontrados na feira. Confira ao final a lista de expositores.
Fotografia
No mesmo espaço, será instalada uma exposição do fotógrafo da Casa Antônio Carlos Sessa, o Tonico. As imagens retratam diversas manifestações culturais capixabas, expressas em forma de dança, artesanato e arquitetura, como os casarios de Muqui e outros monumentos históricos do estado.
LEIA TAMBÉM: Edital de concurso da Assembleia Legislativa será lançado até dezembro
Os registros revelam a diversidade cultural do Espírito Santo, resultado da mistura das influências de indígenas, africanos e imigrantes, entre eles os italianos, alemães e libaneses.
Expositores
- Museu Vivo da Barra do Jucu: Zeiza Jorge (estandartes e bordados ícones);
- Museu Vivo da Barra Jucu: Tulipa Cabral (customização natalina);
- Núcleo Produtivo de São Pedro – Iconografia (identidade territorial): Jupiara Francisco (bolsas, nécessaires, almofadas);
- Coletivo Barra de Renda: rendeiras de bilro da Barra do Jucu;
- Cultura Afro-Trancista e adereços: Eliz;
- Esculturas em barro: artista plástico Irineu Robeiro;
- Coletivo Artes na Praia (moda praia): Flávia Vidigal
- Cultura alimentar (comidas típicas da cultura capixaba, frutos do mar): Simone Leal;
- Cultura alimentar orgânica: MST – Jaciara.







