No dia 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Diabetes, uma ocasião dedicada a conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e cuidados com essa doença que afeta cerca de 15,7 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), colocando o país como o sexto com maior número de diagnósticos.
Em Vila Velha, a atenção aos portadores de diabetes é prioridade, sendo oferecida por uma equipe multiprofissional dentro do programa Hiperdia, uma iniciativa da Atenção Primária à Saúde. Este programa identifica, orienta e acompanha pacientes com hipertensão e diabetes em todas as regiões administrativas da cidade.
O Hiperdia, que atende mais de 78 mil pessoas em Vila Velha, realiza ações abrangentes, envolvendo promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de pacientes hipertensos e diabéticos. A participação é simples: basta o munícipe manifestar interesse na sua Unidade de Saúde de referência.
Além disso, as Unidades de Saúde da cidade promovem regularmente iniciativas como palestras e consultas com profissionais, destacando os impactos positivos da prática de atividades físicas e uma alimentação adequada na prevenção dessas doenças.
O diabetes, uma condição crônica que afeta a produção e uso da insulina pelo corpo, pode resultar em níveis elevados de glicose. Essas altas taxas podem acarretar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, podendo, em casos mais graves, levar à morte. É fundamental estar ciente dos cuidados necessários e das medidas preventivas para preservar a saúde e bem-estar.