A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos dedica-se à promoção da diversidade por meio da apresentação de 15 canções que representam a rica tradição oral de diversos estados brasileiros. Com a participação de 25 artistas, incluindo 16 cantores cegos, a orquestra é uma iniciativa da Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) e da Cia Poéticas da Cena Contemporânea.
A seleção musical reflete a multiplicidade cultural do país, incorporando manifestações populares como o congo, a música tupiniquim e quilombola do Espírito Santo. A diretora cênica e artística da orquestra, Rejane Arruda, destaca a importância da pesquisa cultural na escolha do repertório.
Este projeto é patrocinado pela ES Gás e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC (Lei nº 11.246/2021). A seleção das 16 vozes que compõem a orquestra foi conduzida pelo maestro, regente e cantor Thomas Davison, professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Os espetáculos da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos ocorrerão nos dias 23 e 24 de novembro, no Teatro Glória, no Sesc Glória. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada evento. As apresentações estão marcadas para o dia 23 de novembro às 19h30 e no dia 24 de novembro em dois horários, às 14h30 e às 19h30. Uma oportunidade imperdível para apreciar a riqueza musical do Brasil e celebrar a inclusão através da arte.