Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Perfil nos dias 19 e 20 de outubro de 2023 ouviu 420 eleitores em Guarapari. Os resultados revelaram uma vantagem para o atual vereador Rodrigo Borges, que obteve 33,1% dos votos, seguido pelo empresário Rodolfo Mai com 19,7%. Gedson aparece com 11,43%.
No cenário apresentado pela pesquisa, o candidato indicado pelo prefeito Edson Magalhães foi citado por 8,57%, enquanto a candidata petista Barbara Hora foi lembrada por 2,62%. A parcela de indecisos corresponde a 5,71%, brancos ou nulos a 1,43%, e nenhum deles a 17,38%. Esses números referem-se à pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados.
Na pesquisa espontânea, na qual os participantes mencionam os nomes dos políticos sem terem opções apresentadas, Rodrigo Borges lidera com 20,7%, seguido pelo deputado Zé Preto com 14,6%, Rodolfo Mai com 10,7%, o candidato de Edson com 4,7%, Gedson com 3,5%, e Barbara com 0,7%. Nesse caso, os indecisos representam 37,1%.
A margem de erro da pesquisa é de 4%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%. Vale ressaltar que, segundo a legislação eleitoral, o registro é obrigatório apenas a partir de janeiro do ano do pleito.
Rodrigo Borges é o pré-candidato do Republicanos, que investiu nele para vereador, obtendo êxito e projetando o nome do então vereador para prefeito da cidade de Guarapari. O partido está projetando também outros nomes para a rande Vitória, como a reeleição de Lorenzo Pazolini em Vitória e Pablo Muribeca, como um novo nome, para Serra.