domingo, 2 novembro, 2025
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
Capixaba Repórter
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
Capixaba Repórter
No Result
View All Result
camara

Aeroporto de Vitória é o líder em pontualidade no Brasil

Redação por Redação
31 de maio de 2023
em Destaque, Economia
0

Oito em cada dez voos que passam pelo aeroporto de Vitória (ES) pousam ou decolam em um tempo inferior a 15 minutos do horário programado pelas companhias aéreas.

Esse desempenho coloca o Vitoria Airport na liderança da lista de pontualidades entre os 20 maiores aeroportos do país, independentemente da categoria.

O índice de 81,69% rendeu ao aeroporto, administrado pela Zurich Airport Brasil, o título de mais pontual do Brasil no principal prêmio do setor no país, o “Aviação + Brasil 2023”, promovido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

O levantamento, feito a partir dos dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), leva em conta a pontualidade dos voos durante o ano de 2022, quando passaram pelo aeroporto de Vitória 2,8 milhões de passageiros.

“O Aeroporto de Vitória investiu na modernização e manutenção de sua infraestrutura para garantir um ambiente operacional eficiente. Destaque para uma ótima infraestrutura das pistas, instalações de embarque e desembarque, sistemas de bagagem, entre outros aspectos cruciais para o bom funcionamento dos voos, além de sistemas e procedimentos de padrão internacional”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Entre as iniciativas desenvolvidas no aeroporto pela concessionária, está um sistema de monitoramento e análise de desempenho que acompanha de perto os horários dos voos e identifica as áreas de melhoria.

Com base nesses dados, são adotadas medidas corretivas e estratégias para otimizar ainda mais a pontualidade dos voos. Além disso, as equipes passam por treinamentos e capacitações contínuas para aprimorar suas habilidades e conhecimentos relacionados à gestão de voos e atendimento aos passageiros e assim utilizar uma abordagem proativa para resolver possíveis problemas que possam causar atrasos.

“A pontualidade reflete diretamente na satisfação dos passageiros e por isso contribui para que as companhias aéreas criem uma base de passageiros fiéis e satisfeitos, que confiam na qualidade do serviço prestado. Outro benefício para as companhias é a redução de custos operacionais, uma vez que voos pontuais significam menor consumo de combustível e desgaste das aeronaves”, complementa Gesse.

Além disso, o tempo de solo pode ser otimizado, aumentando a eficiência e permitindo que as aeronaves cumpram mais voos em um determinado período.

A obtenção deste prêmio é reflexo da integração e colaboração de diferentes elos no aeroporto, além da administração aeroportuária, a navegação aérea e as próprias companhias aéreas.

Satisfação

Na mesma pesquisa, divulgada recentemente, o terminal da capital capixaba obteve a segunda maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, com a nota 4,67, em uma escala que vai de 1 a 5, tornando-se o segundo melhor aeroporto do Brasil, atrás apenas de Florianópolis, também administrado pela Zurich Airport Brasil.

Um dos destaques entre os 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, avaliados pelos entrevistados, foi a inspeção de segurança, que recebeu nota 4,63, o que reforça a importância da eficiência operacional para a pontualidade.

Além da pontualidade nos voos, o aeroporto de Vitória também obteve notas expressivas em itens relacionados ao bem-estar dos passageiros. O conforto da sala de embarque recebeu nota 4,5 e a limpeza do terminal obteve nota 4,77, na escala que vai de 1 a 5.

Leia Também

Turismo de inverno impulsiona economia e reforça imagem do Espírito Santo como destino acolhedor
Economia

Turismo de inverno impulsiona economia e reforça imagem do Espírito Santo como destino acolhedor

Setor de saúde do ES cresce e geração de empregos é liderada pelo atendimento hospitalar
Economia

Setor de saúde do ES cresce e geração de empregos é liderada pelo atendimento hospitalar

Iniciativa pretende transformar a rota dos cafés de Afonso Cláudio em atrativo turístico
Economia

Iniciativa pretende transformar a rota dos cafés de Afonso Cláudio em atrativo turístico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Programa Estado Presente consolida redução de homicídios no Espírito Santo

Programa Estado Presente consolida redução de homicídios no Espírito Santo

Farol Santa Luzia fecha para manutenção e reabre em 12 de novembro

Farol Santa Luzia fecha para manutenção e reabre em 12 de novembro

Agência do Trabalhador de Cariacica abre 1.466 vagas de emprego

Agência do Trabalhador de Cariacica abre 1.466 vagas de emprego

Vila Natalina abre em Vila Velha com mais de 2,6 mil artistas na programação

Vila Natalina abre em Vila Velha com mais de 2,6 mil artistas na programação

  • Alterar Status da matéria
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Home
  • Noticias
  • Política de privacidade

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados