O ano de 2024 será marcado por um avanço significativo na segurança pública de Vitória, com o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal por meio da realização de um concurso público.
O prefeito Lorenzo Pazolini anunciou a assinatura do contrato com a instituição responsável pela realização do certame e em breve serão abertas as inscrições para a prova que selecionará os futuros Guardas Civis da capital. Este é mais um marco importante na segurança, resultado das realizações da atual gestão. Ao longo dos últimos três anos, foram implementados novos Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos, além da atualização do Estatuto da Guarda Civil Municipal, visando à valorização integral e ao fortalecimento da categoria.
O edital do concurso será lançado até março, e já se sabe que os candidatos deverão ter, no máximo, 30 anos de idade e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Serão disponibilizadas 100 vagas, e a seleção será conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarilio Boni, essa medida é mais uma ação estruturante para a Segurança Pública Municipal, proporcionando melhores condições e maior operacionalidade para a Guarda.
Com 20 anos de existência, a instituição conta atualmente com 427 agentes e desempenha um papel crucial tanto na ostensividade quanto na segurança viária da cidade. A comandante da Guarda Municipal, Dayse Barbosa, ressalta que o efetivo aguarda ansiosamente pela chegada da nova turma, que contribuirá para ampliar e fortalecer os serviços de qualidade já prestados no município.







