A pré-campanha de Vila Velha surpreendeu com articulações políticas agitadas nos últimos dias. Depois que o ex-prefeito Max Filho assumiu o comando do PSDB de Vila Velha, foi a vez do, também ex-prefeito, Neucimar Fraga (PP) entrar para o jogo político. Juntamente a isso, Max Filho colocou seu aliado Maurício Gorza para presidir a legenda e lançou a pré-candidatura do prefeito no município, mesmo que o mercado político aposte que o Max será o candidato em si.
Na quinta-feira (11), Neucimar (PP) fará seu lançamento na pré-candidatura a prefeito de Vila Velha e também apresentará a chapa de vereadores do partido. Sua candidatura tem como objetivo unir o partido. Especula-se que sejam eleitos de três a cinco cadeiras.
“O partido estava dividido entre os que apoiavam a vinda do prefeito Arnaldinho para o PP e entre os que queriam apoiar o Ramalho para prefeito. Então, para unificar o partido e nossa chapa de vereadores, que vem forte, a candidatura seria a melhor forma. Não era meu projeto inicial, mas eu aceitei o desafio”, contou Neucimar.
Arnaldinho (atual prefeito de Vila Velha) ainda não noticiou oficialmente sua candidatura à reeleição. Entretanto, as articulações extra-oficiais do prefeito demonstram que o próprio Arnaldinho está movimentando uma frente ampla com diversos partidos na disputa. Parte de sua estratégia é ingressar no PP, porém, supostamente, foi barrada pelo governador.
O que de fato se sabe é que Neucimar, em suas palavras, está empenhando e se dedicando para ir ao segundo turno. O ex-prefeito ainda ressalta que irá apoiar candidatos da direita, caso não chegue ao segundo turno, e que firmou sua relação com o senador Magno Malta (PL).
A candidatura a vice de Armandinho segue na disputa
O PSB tem intenções (ou tinha) lançar o nome de vice na chapa para reeleição do prefeito. Assim, o partido deu o nome de Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, na gestão, como secretário de Planejamento, firmando a aliança do PSB com o prefeito.
Além disso, o presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, inesperadamente, se filiou ao MDB e também pretende ser vice de Arnaldinho.
Favatto se filia ao PL
Rafael Favatto presidia o partido Patriota no Espírito Santo e, na semana passada, se filiou ao PL. O ex-deputado afirma que vai auxiliar o Coronel Ramalho nesta eleição e não elimina a possibilidade de ser vice do ex-secretário de Segurança Pública. “Só não serei (candidato a) vereador. Vou ajudar o Ramalho, mas também não preciso ser candidato”, disse Favatto.
Outra pessoa interessada na vaga de vice de Ramalho é o líder religioso Fabiano Oliveira (PL), que ficou um ano preso por ordem do STF. Em outros municípios, o PL pretende fechar chapa com candidato e vice do PL.
PT decide sua candidatura própria em abril
A movimentação política de Vila Velha segue agitada. O Partido dos Trabalhadores (PT), neste mês, irá definir seu candidato para concorrer a prefeito. Dentro disso, dois nomes estão sendo cogitados: João Batista, o Babá, e Edson Wilson. Até então, é a única candidatura que não está atrelada à extrema-direita ou à direita no município.







