Com o lema “Seja Educado. Muito Obrigado”, a Ceturb/ES lança sua maior campanha institucional até o momento, abrangendo uma variedade de formas de comunicação e focando na defesa dos direitos das pessoas com deficiências visíveis e não visíveis.
Essa iniciativa representa um novo entendimento sobre a visibilidade e compreensão das diversas deficiências existentes, além de marcar um novo posicionamento da Companhia em relação ao tema, com ênfase nos direitos das PCDs no transporte coletivo e na melhoria do serviço oferecido a elas.
A importância desse tema é evidente ao considerarmos que o Espírito Santo é o segundo estado na região Sudeste com o maior número de pessoas com deficiência, proporcionalmente à sua população. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2022), o percentual chega a 8,6%, ficando atrás apenas de Minas Gerais (8,9%).
Além disso, a ação foi motivada pelo recebimento diário de reclamações nos canais de atendimento da Ceturb-ES, relatando casos de descaso com pessoas com deficiência no transporte público, especialmente os casos de deficiências não visíveis, de difícil identificação.
O lançamento da campanha ocorre em dois momentos distintos: sexta-feira (26), no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória (ES), nos horários de 9h e 14h, e segunda-feira (29), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, também em Vitória, às 10h.
As peças da campanha destacam o combate aos preconceitos e à falta de sensibilidade em relação às necessidades das pessoas com deficiências visíveis e não visíveis. Uma música específica para a campanha foi composta por dois músicos capixabas ligados ao Rap, Emy Alves e Quixote, que também possuem deficiências físicas e são engajados em causas sociais.
Após o lançamento oficial, as peças da campanha serão divulgadas no site e nas redes sociais da Ceturb/ES. Foi criado um perfil no Instagram para essa divulgação: @sejaeducado.es.
As artes da campanha serão exibidas na parte traseira de vários ônibus (busdoor), em outdoors pela Grande Vitória, em cartazes nos Terminais de Integração e no interior dos ônibus, além de ações de divulgação em escolas, visando aumentar a visibilidade da campanha.







