Oficinas
Sexta-feira (14/06)
Programação de Games com Scratch – Escola de Inovação – 10 a 14 anos
O Scratch é um ambiente de programação que estimula o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional, como abstração, generalização, decomposição, reconhecimento de padrões e resolução de problemas de forma geral. Essa oficina foi elaborada para que crianças, a partir de 10 anos, usando tablets com o Scratch instalado, possam criar um game por meio da programação em blocos.
Modelagem 3D com TinkerCAD – Escola de Inovação – 10 a 14 anos
O TinkerCAD é um software de geometria sólida construtiva que permite a criação de modelos 3D para diferentes finalidades. Nesta oficina, crianças a partir de 10 anos, aprenderão as operações básicas e princípios básicos da modelagem 3D. Os participantes poderão manipular peças fabricadas com a tecnologia de impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling), conhecendo detalhes da tecnologia.
Oficina Robótica com Microbit – 7 a 12 anos
Desenvolvido pela BBC Inglaterra , o omicrobit inspira crianças a integrarem o mundo do pensamento computacional. Didático, atrativo e facilitador do interesse pelo ensino da programação e da robótica.
Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos
A oficina oferece uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.
Programação e Robótica
Oficina Minecraft Adventure – 7 a 12 anos
O jogo virou febre no mundo! Com um formato similar a um Lego virtual ,o videogame permite que você use blocos para construir objetos e cenários. Mas não é só isso. Dá até para aprender a programar com Minecraft!
Oficina Criando jogos com Scratch – 7 a 12 anos
Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos.
Oficina Programando em Blocos Flappybird – 7 a 12 anos
O software usado foi o Scratch, para a construção do jogo. Ele é um programa que se utiliza de blocos lógicos para criar qualquer tipo de animação ou jogo.
Oficina Roblox Summer Camp – 7 a 12 anos
O Roblox é uma ótima ferramenta para promover o trabalho em equipe e a comunicação enquanto os alunos interagem em um mundo de jogo multiplayer ou colaboram simultaneamente em projetos no Roblox Studio.
Oficina Programação com Minecraft
Programação é a linguagem do futuro e buscamos ensinar nossas crianças a programar o futuro delas.
Oficina Meu 1º game no Construct 3 – 10 a 14 anos
Construct 3 é uma ferramenta destinada a programadores com e sem experiência. Permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo Drag and Drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.
Sábado (15/06)
Lego Adventure Kids – 5 a 7 anos
Utiliza o Kit Lego Discover com peças de encaixe para introduzir os conceitos de robótica. A oficina contribui com o desenvolvimento de habilidades essenciais como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento lógico através de atividades divertidas e estimulantes que despertam o interesse pela tecnologia desde cedo.
Lego Spike Engenheiros – 11 a 14 anos
Utiliza uma ferramenta de aprendizagem Steam para estudantes entre 11 e 14 anos de idade. Combinando peças Lego com hardware e software fáceis de usar, os estudantes ficam abertos a um mundo de resolução de problemas e pensamento criativo, introduzindo conceitos de robótica de uma forma bem divertida. A oficina oportuniza explorar conceitos básicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Lego Essential Inventores(STEM) – 8 a 10 anos
Utiliza um conjunto de ferramentas de aprendizagem para crianças dos 8 aos 10 anos de idade. Combina tijolos e peças eletrônicas Lego com software fácil de utilizar para ensinar os alunos a resolver problemas e a pensar de forma divertida. O conjunto foi concebido para captar a imaginação dos estudantes e ensinar-lhes competências do século XXI.
Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos
Oferecer uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.
Desafio LinguaPlay: Talentos do Amanhã no Mundo dos Idiomas – 10 a 15 anos
Oferecer uma experiência envolvente e competitiva, incentivando os participantes a explorarem novos idiomas e habilidades linguísticas de forma lúdica e intuitiva e desenvolver o idioma como um passo importante para os talentos do futuro.
Programação e Robótica
- Oficina Minecraft Adventure
- Oficina Criando jogos com Scratch
- Oficina Programando em Blocos Flappybird
- Oficina Roblox Summer Camp
- Oficina Programação com Minecraft
- Oficina Meu 1º game no Construct 3
- Oficina Robótica com Arduino – Acima de 10 anos
- O Arduino é uma incrível plataforma de prototipagem rápida. Facilita o desenvolvimento de projetos de automação e robótica, tanto de hardware quanto de software
Dia 16/06
- Lego Adventure Kids
- Lego Essential Inventores
- Desafio LinguaPlay
Solucionando problemas, com os super poderes dos empreendedores! – 13 a 15 anos
Na oficina ‘Solucionando Problemas com os Super Poderes dos Empreendedores’, adolescentes e jovens explorarão estratégias criativas para resolver desafios do mundo real. Através de atividades práticas, eles aprenderão a aplicar habilidades empreendedoras, como pensamento crítico, resiliência e inovação, para enfrentar obstáculos com confiança e determinação.
Programação e Robótica
- Oficina Minecraft Adventure
- Oficina Criando jogos com Scratch
- Oficina Programando em Blocos Flappybird
- Oficina Roblox Summer Camp
- Oficina Programação com Minecraft
- Oficina Meu 1º game no Construct 3
- Oficina Robótica com Arduino
Palestras
Sábado (15) – 10h às 11h
A Robótica Educacional e o desenvolvimento da aprendizagem multidisciplinar dos estudantes com Lenander Stamatto Pompermayer professor de Artes da rede municipal de ensino de Vitória e historiador. Gaúcho, veio para o Espírito Santo para realizar o sonho de trabalhar com a educação e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes e Ricardo Silva, pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Vitória, é especialista em Tecnologias Educacionais e pesquisador em educação integral e humanizada.
Sábado (15) – 16:15 às 17:15
Robótica educacional: aprendizagem lúdica, colaborativa e divertida com Yuri de Castro Azevedo, professor de Ciências da rede municipal de ensino de Vitória, Bacharel em Ecologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Pós-graduando no curso de especialização em Informática na Educação e Natália de Abreu Nascimento, professora de História na Rede Municipal de Vitória, é mestre em Educação e professora responsável pelo projeto de robótica da First Lego League Challenge 2024 na Emef Rita de Cássia Oliveira.
Domingo (16) – 13:45 – 14:45
EcoTec Robótica – Ciência e Tecnologia Sustentável – com Andressa Paula de Oliveira, professora de História e Educação Científica e Tecnológica – ECT na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em História, Pedagogia, Mestrado em Ensino na Educação Básica e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Completou cursos em Metodologias Ativas, Robótica Educacional e Tecnologias Digitais, além de possuir especialização em Robótica Básica e Isabela Correa, professora de Língua Inglesa e Projeto de Vida na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em Letras – Inglês pela Ufes, especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes e Especialização em Ensino de Língua Inglesa. Foi formadora de professores da PMV em Gsuit e Tecnologias Educacionais.







