Pesquisadores doutores que não estão trabalhando podem participar da seleção de bolsas para o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR), lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O prazo para inscrições vai até 26 de setembro. O programa, em parceria com o CNPq, destina R$ 4,9 milhões para financiamento.
Os projetos devem estar alinhados com áreas estratégicas como Agricultura sustentável, Energias renováveis, Fármacos, Inteligência artificial, Novas economias, Políticas sociais, Saúde, Segurança pública, Tecnologia da informação e Tecnologia social. Cada projeto selecionado terá de 6 a 36 meses de duração e pode solicitar até R$ 60 mil em auxílio financeiro.
O objetivo é atrair pesquisadores para instituições de Ensino Superior no Espírito Santo, fortalecendo grupos de pesquisa e setores estratégicos, reduzindo desigualdades regionais. A iniciativa está dividida em duas vertentes: uma para a Grande Vitória e outra para o interior, promovendo a mobilidade e fixação de pesquisadores.
Quem pode?
De acordo com as regras do CNPq, os bolsistas estarão divididos em dois níveis de bolsa:
– Pesquisador B:
Para quem é doutor há, no mínimo, cinco anos de titulação, com experiência na execução ou coordenação de projetos, além de ter publicações de âmbito nacional ou internacional.
– Pesquisador C:
Para quem é doutor com menos de cinco anos de titulação, com experiência comprovada na execução ou coordenação de projetos e com publicações no mínimo em âmbito nacional.
SERVIÇO:
Edital Fapes/CNPq nº 06/2024 – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR)
- Clique aqui e acesse o edital
- Inscrição de propostas até 26 de setembro
- Submissão de propostas pelo SigFapes: sigfapes.es.gov.br







