A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completou três dias nesta quinta-feira (18). Apesar da paralisação, o órgão assegura que os serviços essenciais à população não foram significativamente afetados e reforçou orientações para quem necessitar de atendimentos específicos.
De acordo com o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados através do site Meu INSS, pelo aplicativo de mesmo nome disponível para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que opera de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Uma das alternativas recomendadas é o uso do serviço Atestmed, uma plataforma de avaliação remota de documentos implementada pelo INSS para agilizar a análise de documentos necessários à obtenção do auxílio-doença, dispensando a realização de perícia presencial.
Para os segurados com perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, há a opção de solicitar a conversão do agendamento para o Atestmed. Nos demais casos, a orientação é reagendar o atendimento através do 135 ou Meu INSS.
Os servidores do INSS iniciaram a greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado, reivindicando diversas melhorias e condições de trabalho. Entre as principais reivindicações estão a recomposição das perdas salariais, reestruturação da carreira do Seguro Social, jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos, entre outras demandas.
Nesta quinta-feira, um novo balanço sobre o impacto da paralisação será divulgado pelo INSS.







