Um dos passeios mais encantadores da Grande Vitória é a visita às ilhas do litoral de Vila Velha. E tanto os moradores quanto os turistas têm uma boa notícia: as ilhas Itatiaia e dos Pacotes serão reabertas para visitação na próxima terça-feira, 15 de outubro.
Essas áreas ficam fechadas todo ano entre 15 de abril e 15 de outubro para garantir um período tranquilo de reprodução para aves marinhas ameaçadas de extinção. A proteção é definida pela Resolução Consema Nº 011/2005 e visa preservar o ciclo reprodutivo de espécies como as andorinhas-do-mar e as pardelas, que utilizam essas ilhas como abrigo durante a temporada.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, “as ilhas costeiras de Vila Velha têm uma enorme importância para a conservação da biodiversidade local”. Ele explica que essas áreas são regulamentadas por normas específicas e estão classificadas no Plano Diretor Urbano como Zona de Especial Interesse Ambiental (ZEIA). “Nosso papel é assegurar que continuem servindo como refúgio para as espécies ameaçadas, ao mesmo tempo em que garantimos que a população possa aproveitá-las de maneira sustentável e responsável”, concluiu.
Sobre as aves
As Ilhas Itatiaia e dos Pacotes desempenham um papel crucial na rota de reprodução de aves como as andorinhas-do-mar e pardelas. Outras áreas de importância para essas aves incluem a Ilha Escalvada, em Guarapari; a Ilha Branca, em Marataízes; e as Ilhas Galhetas, em Vitória.
Essas aves marinhas são sensíveis a mudanças ambientais, pois possuem áreas limitadas para se reproduzir. As andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e as de bico-vermelho, por exemplo, se reproduzem ao longo do litoral brasileiro, enquanto as pardelas-de-asa-larga encontram refúgio exclusivamente nas Ilhas Itatiaia e em algumas ilhotas de Fernando de Noronha.
Ilha Pituã
A Ilha Pituã, por outro lado, permanece aberta o ano inteiro para passeios com barqueiros treinados, que transportam os visitantes e garantem uma experiência segura e agradável.





