A Anvisa decidiu suspender a manipulação, comercialização e uso dos implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”. Essa resolução, que terá força de lei após publicação no Diário Oficial da União (DOU), foi tomada em resposta a denúncias de entidades médicas sobre complicações relacionadas ao uso desses produtos, que contêm combinações de hormônios sem comprovação de segurança para uso implantável.
Os “chips da beleza” são amplamente utilizados para emagrecimento, tratamento da menopausa e aumento da libido. Contudo, sua composição, que pode incluir substâncias como testosterona, gestrinona, estradiol e metformina, gera preocupações quanto aos riscos do uso indiscriminado.
A Anvisa recomenda que os pacientes que utilizam esses implantes consultem seus médicos e notifiquem qualquer reação adversa, visto que esses produtos nunca passaram por avaliação da agência.
A agência também alertou que o uso de implantes hormonais para fins estéticos pode acarretar sérios riscos à saúde, como elevação do colesterol e triglicerídeos, hipertensão, acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas. Outros efeitos colaterais possíveis incluem hirsutismo, alopecia, acne, alterações na voz, insônia e agitação.







