domingo, 21 dezembro, 2025
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
Capixaba Repórter
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
Capixaba Repórter
No Result
View All Result
gov

Estudantes se tornam aliados no combate a fake news por meio da educação midiática

Redação por Redação
31 de outubro de 2024
em Educação
0
Educação Midiática: Estudantes como Aliados no Combate às Fake News

A educação midiática tem se revelado uma ferramenta valiosa na formação da cidadania entre jovens e adolescentes, promovendo hábitos de consumo consciente da informação. Com esse objetivo, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República realizou a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, que iniciou na terça-feira (29) e se estende até o dia 1º de novembro. O evento tem como foco discutir e compartilhar experiências sobre a utilização crítica das mídias, capacitando estudantes e educadores para atuarem de maneira responsável diante das novas tecnologias.

Os webinários, parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), contam com a colaboração de instituições como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a abertura, Adauto Soares, coordenador do setor de comunicação da Unesco no Brasil, ressaltou a importância do jornalismo para a democracia e a necessidade de estruturar currículos de formação jornalística que atendam a padrões internacionais. Ele afirmou que em países onde a democracia é ameaçada, a qualidade da formação em jornalismo tende a deteriorar-se.

Vivian Melcop, assessora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), enfatizou o desafio de garantir que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação de textos, destacando a importância da horizontalidade entre educação e comunicação. A educadora defendeu que a Inteligência Artificial deve ser utilizada para fins benéficos e que é essencial formar cidadãos críticos, capazes de discernir informações verdadeiras de falsas.

A inclusão de grupos etários diversos, como os idosos, foi abordada por Pilar Lacerda, conselheira do Conselho Nacional da Educação, que lembrou que todos devemos aprender a usufruir das tecnologias de forma consciente. Ela criticou a diminuição do papel da escola na formação crítica dos estudantes, mencionando que aqueles que propagam desinformação muitas vezes sugerem modelos de ensino que limitam a reflexão.

João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom, defendeu que a educação midiática pode mobilizar questões sociais profundas, promovendo um diálogo saudável na sociedade.

A prática de jornalismo dentro do ambiente escolar foi um dos temas centrais do webinário, destacando iniciativas como o Projeto Luz Negra, que utiliza o jornalismo para promover a educação antirracista nas escolas públicas da Paraíba. Gabryele Martins, uma das representantes do projeto, mencionou a relevância da linguagem visual como ferramenta para discussões culturais.

Iniciativas como Afonte, que promove conhecimento em dados e fact-checking no Rio Grande do Sul, e o curso online Vaza, Falsiane, que combate a desinformação nas redes sociais, também foram apresentadas. Ivan Paganotti, do curso Vaza, ressaltou a importância de capacitar os jovens para que se tornem consumidores e produtores conscientes de mídia.

Além disso, discussões sobre a questão ambiental foram amplamente abordadas. Evelin Morales, professora da Universidade Federal de Rondônia, defendeu que a cidadania exige práticas concretas, sugerindo que educadores estimulem as produções criativas dos alunos. Projetos acadêmicos, como o desenvolvimento de notícias falsas sobre vacinas para discussões em sala de aula, foram citados como ferramentas para conscientização e combate à desinformação na área de saúde.

Experiências voltadas à educomunicação para comunidades indígenas e pessoas surdas também foram destacadas, evidenciando a importância do acesso equitativo à informação e à educação. Projetos como o da Fundação Oswaldo Cruz, que busca amplificar as vozes das comunidades locais, foram mencionados como formas eficazes de enfrentar a desinformação no contexto de saúde.

Essas iniciativas demonstram que, com a educação midiática, os estudantes não apenas são incentivados a consumir informações de maneira crítica, mas também a se tornarem protagonistas na luta contra a desinformação, contribuindo para uma sociedade mais informada e participativa.

Leia Também

Parcela do Bolsa Aluno será paga a mais de 55 mil estudantes nesta 6ª feira
Educação

Parcela do Bolsa Aluno será paga a mais de 55 mil estudantes nesta 6ª feira

Guarapari reforça valorização da educação com abertura de novos seletivos para 2026
Educação

Guarapari reforça valorização da educação com abertura de novos seletivos para 2026

Última semana para solicitar vagas na Rede Estadual do Espírito Santo
Educação

Última semana para solicitar vagas na Rede Estadual do Espírito Santo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Alterar Status da matéria
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Home
  • Noticias
  • Política de privacidade
  • Site indisponível

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados